Vereadores são convidados a participar da inauguração de Companhia Especial da PM em Suzano

O presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, respectivamente, os vereadores Hodirlei Martins Pereira (PSD), o Mineiro, e Eliel de Souza (PL), o Eliel Fox, receberam a visita de cortesia do comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar local, capitão Kaio de Siqueira Domingues, e do comandante da Companhia de Ações Especiais de Polícia (CAEP), capitão Thiago Machado Ramalho, na quinta-feira, dia 04.

Na ocasião, os dois oficiais da PM paulista (foto-divulgação) entregaram uma cópia do convite da cerimônia de inauguração da unidade recém-criada. A solenidade aconteceu na sede do 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (32ºBPM/M), neste dia 10, no Jardim Monte Cristo, em Suzano. A companhia especial atua de forma especializada no combate ao crime organizado. O órgão é formado por 61 agentes, 14 viaturas e nove cães. Em breve, a unidade se transformará em um Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP).

Criado, em janeiro de 2014, o BAEP atua em ações complexas como, por exemplo, sequestro, rouco a banco e combate ao crime organizado. No Estado de São Paulo, são 15 unidades especializadas, sendo uma situada no centro da capital paulista, uma no Parque Paulistano, em São Miguel Paulista, na zona leste e o restante espalhadas na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e no interior. Por outro lado, os vereadores ferrazenses agradeceram o convite e confirmaram presença no evento em Suzano.

A instalação de uma unidade do BAEP no Alto Tietê foi anunciada, em julho do ano passado, pelo secretário estadual da Segurança Pública, Guilherme Derrite. Na oportunidade, o titular da pasta participou de uma audiência pública sobre o assunto na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. Por outro lado, para assumir o cargo, após convite do governador, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), o secretário pediu licença da Câmara dos Deputados, já que foi eleito, em 2022, pelo Partido Liberal.

Por Pedro Ferreira, em 10/04/2024