Vereador Teteco representa Câmara na reunião de Frente Intermunicipal em Suzano

Vice-presidente, o vereador Alexandro Santos Alves Silva (PSC), o Teteco (foto-divulgação- 3º dir), representou a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos na reunião da Frente Legislativa Intermunicipal do Alto Tietê, na sexta-feira, dia 28, na Câmara Municipal de Suzano. Na audiência, vereadores das 12 cidades que integram o grupo regional decidiram se opor à chamada “taxa do lixo”, ou seja, contra a nova tarifa contida na revisão do Marco Regulatório do Saneamento prevista para ser apresentada pelos municípios brasileiros até o dia 15 de julho deste ano.

Na prática, os parlamentares da região do Alto Tietê querem mais tempo para que a medida que tratará impactos em todo o país comece a valer. Por isso, os vereadores  elaboraram um manifesto à Frente Nacional dos Municípios (FNM), em Brasília. Na visão do grupo regional, a cobrança da taxa de lixo vai significar uma imposição do governo federal e, portanto, caso as cidades não regulamentem o assunto poderão ser acusadas por renúncia de receita. No fundo, a Frente Legislativa Intermunicipal defende que a população não suporta mais pagar nenhuma taxa.

Além disso, na reunião, os parlamentares também resolveram apoiar a luta regional contra a instalação de praças de pedágio nas rodovias Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga, em Mogi das Cruzes. Para tanto, os vereadores vão encaminhar um documento contrário ao governador paulista, João Dória (PSDB). O objetivo será somar forças ao movimento que já vem sendo feito, especialmente, por Mogi das Cruzes. De um modo geral, os vereadores acreditam que a implantação dos pedágios não afeta somente a cidade sede, mas o restante do Alto Tietê, isto é, o chamado “cinturão verde”.

No encontro, o grupo regional discutiu ainda problemas relacionados à vacinação do novo coronavírus (Covid-19). Neste caso, eles querem ações conjuntas para fazer o enfrentamento adequado à crise sanitária. Por outro lado, a reunião contou também com a presença dos vereadores ferrazenses, Osni Angelo Pasquarelli (PDT), o Ní e Fábio Farias de Oliveira (PSL), o Fábio Wuhalla. O deputado estadual, André do Prado (PL) prestigiou o ato. A próxima audiência foi agendada o dia 17 de junho, às 14h, em Mogi das Cruzes.

Por Pedro Ferreira, em 31/05/2021.