Vereador Teteco propõe a campanha “Setembro Amarelo” para prevenir a prática do suicídio

Com o objetivo de prevenir o suicídio, o vereador Alexandro Santos Alves Silva (PSC), o Teteco (foto), elaborou um projeto de lei que institui a campanha de valorização da vida denominada de “Setembro Amarelo” e que cria o “Dia da Prevenção ao Suicídio” no calendário oficial de Ferraz de Vasconcelos. A matéria foi lida na sessão ordinária desta terça-feira, dia 08. Com isso, o texto foi enviado para análise das comissões competentes da Casa.

De acordo com a proposta, a data alusiva ao alerta contra o suicídio deverá ser realizada anualmente no dia 10 de setembro. Já a campanha Setembro Amarelo terá por finalidade promover palestras e seminários para orientar a população sobre como reconhecer os sinais de possíveis suicidas e, ao mesmo tempo, oferecer eventos direcionados aos profissionais de saúde e, portanto, qualificá-los melhor para fazer a identificação de pacientes que enquadrem neste perfil.

Além disso, a campanha preventiva vai ampliar a divulgação e exposição do tema por intermédio da afixação de cartazes com a descrição de eventuais sintomas de comportamento e de índole suicida. Enfim, demonstrando os meios precoces para evitar a perda de vidas humanas de uma forma tão trágica. O projeto prevê ainda a criação de um canal de atendimento pessoal aos indivíduos em risco ou àqueles que aparentem sinais que possam resultar na tentativa de suicídio.

Por sua vez, o Setembro Amarelo terá como símbolo um laço de fita na referida cor que será usado durante todo o aludido mês no processo de divulgação da presente campanha. A matéria estabelece também que no último domingo do mês de setembro de cada ano será realizada uma caminhada pela vida, culminando assim com o encerramento do evento. No Brasil, acontece uma morte por suicídio a cada 45 minutos, contudo, para caso dessa natureza existem outras 20 tentativas.

Por Pedro Ferreira, em 08/03/2022.