Renatinho conquista viatura para a Patrulha Maria da Penha combater crimes contra a mulher

Um importante instrumento para combater a violência doméstica, a chamada Patrulha Maria da Penha, subordinada a Guarda Civil Municipal de Ferraz de Vasconcelos (GCM) acaba de ganhar uma viatura. A entrega do veículo ocorreu na quinta-feira, dia 30, no Palácio da Uva Itália. A compra do automóvel foi sugerida pelo vereador Renato Ramos de Souza (PSDB), o Renatinho Se Ligue. Agora, o parlamentar (foto-dir) comemora mais essa conquista para a cidade.

Na prática, os pedidos dele começaram, em 2017, logo após o início de seu mandato. No ano passado, apesar de insistentes cobranças, Renatinho realizou uma emenda impositiva ao orçamento local destinando uma verba para a compra da viatura. O patrulhamento exclusivo vai atender casos de violência física, sexual, patrimonial, moral ou psicológica.

A intenção é que as mulheres sob o acompanhamento da Patrulha Maria da Penha contem com o apoio da central telefônica 153, que recebe solicitações de atendimentos emergenciais. A patrulha consiste em visitas periódicas às residências de mulheres em situação de violência doméstica e familiar para verificar o cumprimento das medidas protetivas de urgência e reprimir atos de violência.

“Infelizmente, sabemos que em Ferraz de Vasconcelos pelo fato de não haver uma Delegacia da Mulher, os índices de violência e feminicídio são elevados. Por essa razão, a Patrulha Maria da Penha servirá de apoio para mulher que se sentir ameaçada ou agredida de alguma maneira” informa Renatinho. Ele acrescentou ainda que espera que o policiamento constante diminua os índices atuais.

Novas viaturas

Os pedidos do vereador não se limitaram apenas a Patrulha Maria da Penha. No início do mandato, a Guarda Municipal atuava com apenas uma viatura, de 2017 até hoje, todos os novos veículos foram adquiridos através de emendas de Renatinho. Além disso, novas sete motos, duas viaturas para ronda escolar e mais uma para patrulhamento estão a caminho.

Por Pedro Ferreira e assessoria do vereador, em 31/07/2020.