Renatinho cobra ação conjunta contra o coronavírus para evitar avanço da doença na cidade

A preocupação com a disseminação do coronavírus, em Ferraz de Vasconcelos, levou o vereador, Renato Ramos de Souza (Cidadania), o Renatinho Se Ligue a apresentar um requerimento cobrando ações preventivas urgentes por parte da municipalidade. O documento foi aprovado em única discussão e, por unanimidade,  na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 16.

Nele, o parlamentar questiona se a Prefeitura da cidade tem um plano emergencial para a compra de álcool em gel, sabonete líquido, papel toalha e máscaras, sobretudo, destinados às secretarias municipais da Saúde, Educação e Promoção e Assistência social. Segundo ele, essas três pastas possuem mais contato direto com a população em geral e, portanto, requer uma atenção especial nesse momento.

Além disso, Renatinho cobra diretamente da Secretaria Municipal da Saúde o tipo de protocolo que está sendo adotado em face do crescimento de casos suspeitos e reais do coronavírus no Estado de São Paulo e no restante do país. “Vale destacar que a nossa cidade registrou o primeiro caso positivo da virose na região do Alto Tietê”, comenta o vereador.

Por sua vez, na área da Educação, ele quer saber se existe alguma estratégia específica e até mesmo a possibilidade de o órgão suspender momentaneamente às aulas. Já da Secretaria de Promoção e Assistência Social, o vereador interpela como ficará os atendimentos de programas sociais próprios e conveniados. Após o seu recebimento, possivelmente, na semana que vem, o Poder Executivo terá 15 dias para responder aos questionamentos.

                                        Massificação

Além de elaborar o requerimento, Renatinho Se Ligue (foto-acima) reuniu-se com a titular da Educação, professora Sonia Regina e com representantes da Saúde na sexta-feira, dia 13, na sede da Secretaria. Na pauta, a implantação de medidas conjuntas para promover o enfrentamento ao coronavírus. O pessoal da Saúde anunciou que pretende fazer nos próximos uma grande mobilização em pontos estratégicos da cidade.

A campanha inclui ainda a distribuição de 10 mil cartazes nos estabelecimentos públicos e privados.  Já a Secretaria da Educação deve realizar atividades lúdicas junto aos seus mais de 22 mil estudantes. Além disso, a pasta vai também promover o chamado Dia D de Prevenção ao coronavírus nas escolas entre os dias 16 e 20 deste mês. A Secretaria quer ainda fazer uma parceria para ensinar os alunos a produzirem álcool em gel.

Por Pedro Ferreira, em 13/03/2020.