Mineiro é eleito presidente para comandar a Câmara Municipal nos próximos 2 anos

O vereador Hodirlei Martins Pereira (PSD), o Mineiro, foi eleito (centro) para comandar a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos no biênio 2023/2024, em sessão especial nesta sexta-feira, dia 16. A chapa 01 liderada pelo novo presidente da Casa recebeu 13 votos, contra três da chapa 02 do adversário Luiz Fábio Alves da Silva (PSB), o Fabinho e um voto do candidato individual Claudio Ramos Moreira (PT).

Além de Mineiro, a nova Mesa Diretora terá o vice-presidente Eliel de Souza (PL), o Eliel Fox, o primeiro secretário Claudio Roberto Squizato (PL), o segundo secretário José Juca de Araújo Neto (PSC), o Juca do São Judas e o terceiro secretário Fábio Farias de Oliveira (União Brasil), o Fábio Wuhalla. Este último ocupa hoje o posto de segundo secretário. Os eleitos tomam posse automaticamente no dia 1º de janeiro.

Natural da pequena Santa Maria do Suaçui, na região do Vale do Rio Doce, aos 37 anos, e formado em administração de empresas, Mineiro (foto) agradeceu os votos e prometeu manter o diálogo, a união e, sobretudo, o respeito a todos. Vice-presidente, de 2017 a 218, ele vai gerenciar um orçamento estimado em R$18 milhões, em 2023. Já no  exercício vigente, a Câmara Municipal recebeu R$15,4 milhões de duodécimo.

Mineiro exerce o seu segundo mandato consecutivo, porém, antes de assumir a vereança na cidade, atuou como assessor parlamentar do então vereador Clenilson Lima Dias, o Quequê, de 2013 a 2016. De janeiro do ano passado até novembro deste ano, liderou a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. Na pasta, teve o trabalho reconhecido pela classe política local e pela comunidade. No período, foi substituído por Valter da Costa Fernandes (PSD), o Valtinho do Som.

Democracia

O atual presidente do Poder Legislativo, vereador Flávio Batista de Souza (Podemos), o Inha (foto), parabenizou os vencedores e desejou sucesso a futura direção da instituição. Para ele, a eleição é um ato democrático e a nova Mesa Diretora vai continuar preservando a imagem da Câmara Municipal. Na próxima terça-feira, dia 20, a partir das 9h, ele realiza a última sessão ordinária deste ano e da sua gestão. O parlamentar anunciou uma nova licitação para sede própria do órgão no próximo dia 26.

Por Pedro Ferreira, em 16/12/2022.