You are currently viewing Kaká parabeniza prefeita municipal por contratar cuidador para estudantes com deficiência

Kaká parabeniza prefeita municipal por contratar cuidador para estudantes com deficiência

O vereador ferrazense Álvaro Costa Vieira (Podemos), o Kaká, usou a tribuna da Câmara Municipal na sessão ordinária desta terça-feira, dia 22, para parabenizar à prefeita, Priscila Gambale (PSDB) pela recente contratação de apoiador escolar para auxiliar pessoas com deficiências em sala de aula. A disponibilização de cuidador especial no ambiente escolar era uma reivindicação antiga de representantes do segmento na cidade.

Para Kaká (foto), ainda existem muitos desafios a serem superados no setor, porém, a contratação terceirizada de apoiadores escolares é um passo muito importante para minimizar o sofrimento cotidiano de estudantes portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de pessoas com deficiência. “Na prática, é um trabalho fundamental que está sendo feito e que representa o reconhecimento da equipe liderada pela prefeita, Priscila Gambale e pela secretária da Educação, Paula Trevizolli”, diz.

O vereador, aliás, fez questão de acompanhar pessoalmente o início do trabalho de cuidador especial Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Roberto Andere, na Vila Corrêa, na semana passada.  Na ocasião, a prefeita e a titular da Educação também prestigiaram o começo da jornada. No total, foram contratados 59 apoiadores escolares. No fundo, esses funcionários auxiliam na locomoção, na higienização e na alimentação dos alunos autistas ou com deficiência permanente ou temporária.

De antemão, a Secretaria Municipal da Educação deixa claro que o profissional de apoio escolar não atua como monitor ou como auxiliar do professor, mas a sua atribuição principal é facilitar a acessibilidade do estudante com deficiência no ambiente escolar. Por isso, o órgão considera extremamente importante o papel de cada cuidador especial recém-contratado. A meta é dar autonomia e promover o processo de inclusão social e escolar.

Por Pedro Ferreira, em 22/11/2022.