Emenda de Renatinho proporciona a compra de figurinos e instrumentos para centro de arte

Por intermédio de uma emenda impositiva apresentada pelo vereador Renato Ramos de Souza (Cidadania), o Renatinho Se Ligue, em novembro de 2019, a compra de figurinos e instrumentos musicais para alunos do Centro de Arte e Cultura de Ferraz, foi concluída pelo setor competente da Prefeitura de Ferraz. Esse tipo de expediente permite que um vereador destine recursos internos para obras, projetos ou instituições. Neste caso R$ 120 mil foram direcionados à aquisição de instrumentos e figurinos para o Centro de Arte e Cultura (CAC), no centro.

A entrega dos materiais foi feita, na terça-feira, dia 18, e a expectativa de alunos e professores aumentou ainda mais para as próximas apresentações. Para Renatinho Se Ligue, que sempre defendeu manifestações culturais, na cidade, como instrumento de transformação social, é essencial realçar a importância de projetos e oportunidades que proporcionam o acesso da população a educação artística e cultural. “O Centro de Arte e Cultura é a única alternativa de programas culturais desenvolvidos pela municipalidade e muitos alunos, inclusive professores, tinham que pagar pelas roupas para apresentações”, diz.

Além da constante falta de instrumentos musicais que dificultam o aprendizado dos estudantes, na prática. Com isso, a verba destinada à cultura municipal foi pensada de maneira a atender justamente tais necessidades do setor. Por sua vez, a precariedade de espaços e manifestações culturais no município é enorme, por isso, o vereador acredita que o incentivo à cultura fomenta o desenvolvimento social e permite que atividades socioeducativas e a diversidade cultural na cidade sejam ainda mais evidenciadas.

Para o espetáculo de dança que acontece anualmente, 100% dos figurinos já estão á disposição da Secretaria de Cultura e seus alunos. Além disso, as emendas apresentadas por Renatinho, mais que dobrou o orçamento da cultura durante esse mandato. Outros R$80 mil reais ainda serão aplicados em eventos direcionados à dança, música, teatro e arte de rua e mais R$25 mil para reforma do CAC. “É com trabalho sério e muita cobrança que conseguimos mais essa conquista. Tenho certeza que os instrumentos e os figurinos serão muito bem aproveitados e ampliarão a realização de manifestações culturais na cidade” conclui Renatinho.

Por Pedro Ferreira e assessoria do vereador, em 21/02/2020.