Em sessão simbólica, alunos vetam o uso de celular em sala de aula

Um grupo de estudantes do 8º ano B da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professora Primorosa Jorge do Nascimento visitou a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos nesta segunda-feira, dia 08. Na ocasião, acompanhado do professor de História, Vagner Aparecido Marques e do diretor, Alfredo Rubio, os alunos (foto) efetuaram uma sessão ordinária simulada informal no plenário da Casa. Antes do início dos “trabalhos legislativos”, eles conheceram os gabinetes dos vereadores.

Na sessão ordinária figurativa, a aluna Ana Júlia Marques Gonçalves (foto) defendeu na tribuna a proibição do uso de celular em sala de aula. Para ela, a utilização do aparelho prejudica o ambiente escolar e, portanto, acaba atrapalhando o aprendizado. Já a colega Orrana Ryany Passos Lau (foto-abaixo) manifestou o seu pensamento favorável à matéria. Segundo ela, o uso do celular pode perfeitamente ser conciliado com as outras tarefas escolares. Ao final dos debates, o veto a utilização do equipamento foi aprovado por nove votos a oito.

Na prática, esse placar simbólico poderá ser compreendido como um prenúncio do que já acontece em alguns municípios brasileiros, onde o uso de celular no horário escolar já está proibido. Por outro lado, a presença dos alunos da Emeb Professora Primorosa Jorge foi mediada pelo vereador Agílio Nicolas Ribeiro David (Podemos), mas por motivo de agenda, os estudantes foram recebidos pelo colega Claudio Roberto Squizato (PV). Na sexta-feira, dia 05, alunos do 8º C estiveram na Casa.

Para o professor, Vagner Marques (cnetro-abaixo), a aula prática dos seus estudantes faz parte da teoria de divisão dos poderes em legislativo, executivo e judiciário idealizada pelo pensador francês Montesquieu (1689 a 1755). De acordo com o filósofo, essa forma de governar evita a tirania, é o chamado “Sistema de Freios e Contrapesos”. O modelo consta no livro “O Espírito das Leis”, baseado nas obras de Aristóteles (Política) e de John Locke “Segundo Tratado do Governo”.

O pensador francês integrou o iluminismo que surgiu na França no século XVII. A principal característica do movimento é o uso da razão no lugar da fé para resolver os problemas sociais. Naturalmente, o modelo de pensamento difundido, na época, enfrentou uma fortíssima resistência da Igreja Católica Apostólica Romana. Montesquieu faleceu aos 66 anos, em Paris. Ele ficou cego, porém, nos últimos anos de vida plantou uvas e produziu vinhos.

Por Pedro Ferreira, em 08/04/2024.