Eliel Fox elabora texto que autoriza instalação de botão do pânico nas escolas

Por iniciativa do vereador Eliel de Souza (PL), o Eliel Fox (foto), a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos está sendo autorizada a instalar dispositivo de segurança nas escolas municipais próprias ou conveniadas denominado de “Botão do Pânico”. O texto foi lido e encaminhado para estudos das comissões competentes da Câmara Municipal na sessão ordinária desta terça-feira, dia 18. De acordo com o autor, a criação desse mecanismo é uma mais uma ferramenta para combater à violência no ambiente escolar.

Na prática, o dispositivo deverá possuir tecnologia apta para acionar diretamente bases ou unidades de policiamento para promover a mobilização imediata das viaturas mais próximas da instituição de ensino solicitante. Enfim, logo após a implantação do aparelho na escola será providenciada a realização de palestras ministradas por especialistas enfocando sobre a importância do uso adequado do “Botão do Pânico” para alunos e funcionários. A matéria poderá ser votada nas próximas semanas.

Além disso, para fortalecer ainda mais o papel da Guarda Civil Municipal (GCM) local como força auxiliar no enfrentamento à violência nas escolas, Eliel Fox já inclusive se comprometeu a destinar a metade da sua cota de emenda parlamentar de 2024 para a compra de cinco motos para a corporação. Ele conversou sobre o assunto com a secretária de Segurança Urbana, coronel aposentada da PM Daniele Cristina Oliveira de Freitas (foto), na quinta-feira, dia 14.

Com a decisão de Eliel Fox, a frota de motos da GCM deverá dobrar e, ao mesmo tempo, contribuir para dar mais mobilidade e, portanto, mais agilidade no patrulhamento preventivo dos agentes. Na reunião com a titular da pasta ficou em aberto a possibilidade de a compra de motos ser trocada por viaturas convencionais, já que a instituição tem dificuldade para ter profissionais devidamente preparados e habilitados para efetuarem tal função.

Por Pedro Ferreira, em 18/04/2023.