You are currently viewing David Júnior acena com campanha para prevenir contra o câncer na retina de crianças

David Júnior acena com campanha para prevenir contra o câncer na retina de crianças

Um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos institui no calendário oficial de datas e eventos do município o “Dia da Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma” a ser celebrado anualmente em 18 de setembro. O texto do vereador David Francisco dos Santos Júnior (PSD), o David Júnior (foto), prevê que na semana que compreender a data serão feitas ações sobre a doença.

O retinoblastoma é o tumor mais comum na infância, altamente maligno, que se origina nas células da retina. A enfermidade se alastra para o sistema nervoso central, por meio do nervo óptico causando metástases (espalhamentos). A doença representa 11% de todos os casos de tumores pediátricos. A faixa etária mais propícia é entre três e quatro anos. Já o diagnóstico em crianças maiores de seis anos é raro.

O quadro clínico mais frequente é a leucocoria, isto é, o reflexo branco decorrente da massa tumoral esbranquiçada ou do deslocamento de retina provocado pelo tumor. A doença apresenta como outros sintomas: o estrabismo, o olho vermelho, a perda de visão, a heterocromia (um olho de cada cor) e o glaucoma que atinge o nervo óptico secundário. A descoberta é realizada pelo exame oftalmológico, incluindo   ultrassonografia ocular.

O tratamento da retinoblastoma visa preservar a vida, mantendo a melhor visão possível. O procedimento pode ser efetuado, por exemplo, com a retirada cirúrgica do globo ocular, com a quimioterapia intra-arterial, a laser ou crioterapia (congelamento) ou placa radioativa. A sobrevida dos pacientes tem melhorado bastante nos últimos anos, segundo especialistas. Esse avanço ocorre, sobretudo, pelos diagnósticos precoces.

Por Pedro Ferreira, em 24/05/2022.