Aspirantes a guardas municipais visitam vereadores e assistem sessão ordinária

Como parte do seu processo de formação extracurricular, 21 aspirantes (foto) a guardas civis municipais de Ferraz de Vasconcelos visitaram e acompanharam toda a última sessão ordinária da Câmara Municipal, na terça-feira, dia 07. Na oportunidade, os recrutas estavam acompanhados do comandante da corporação na cidade, Cleverson de Souza Ramos (centro) e do secretário municipal de Segurança Pública, Renato Gomes da Silva.

De acordo com o comandante Ramos, a presença dos futuros guardas municipais no Poder Legislativo foi muito importante para que eles possam interagir com as autoridades responsáveis pela criação e fiscalização de leis e, ao mesmo tempo, conhecerem melhor como funciona a rotina da Casa. Segundo ele, a legislação local faz parte do trabalho diário dos agentes municipais.

Além de manter contatos com representantes dos poderes públicos constituídos, os 21 pretendentes a guardas civis municipais aprovado após um rigoroso concurso público, no ano passado, estão sendo capacitados em direitos humanos, técnicas de abordagem e participando de atividades físicas como, por exemplo, no Parque Municipal Nosso Recanto, no Jardim Pérola, e no Estádio Clemente Belarmino, o Kelezão, na Vila Sofia.

Os treinos de aptidão física também são ministrados nas ruas e avenidas principais,  localizadas na região central da cidade. Já as aulas teóricas ocorrem na próxima sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Rua Japão, 10, ao lado da Paróquia Nossa Senhora da Paz, no centro. Segundo o comandante Ramos, a expectativa é que a formação dos futuros agentes (foto) aconteça em maio.

Reforço

Assim, os atuais 21 alunos integrarão o efetivo da corporação que realiza função importante como força auxiliar da segurança pública local. Na prática, os novos agentes reforçarão o quadro de pessoal da GCM drasticamente reduzido quando da cessão da mesma quantidade para atuar no Corpo de Bombeiros. O presidente da Câmara, Hodirlei Martins Pereira (PSD), o Mineiro, agradeceu a presença dos candidatos, do comandante Ramos e do secretário Renato Gomes.

Por Pedro Ferreira, em 09/03/2023.