Alunos da Emeb Professora Primorosa Jorge realizam sessão ordinária simulada

Em visita à Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos nesta sexta-feira, dia 05, um grupo de estudantes do 8º ano C da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professora Primorosa Jorge do Nascimento realizaram uma sessão ordinária simulada informal. Além disso, os alunos conheceram os gabinetes dos parlamentares. A presença dos estudantes (foto) foi articulada pelo vereador Agílio Nicolas Ribeiro David (Podemos).

No plenário da Casa, os alunos discutiram, por exemplo, a ampliação no horário de intervalo na escola. Na prática, uma parte defendeu o aumento de 15 minutos para 25 minutos e a outra turma a manutenção da regra atual. No final, a tese proposta foi rejeitada por oito votos contrários e sete favoráveis. Enfim, de acordo com o resultado, a duração do intervalo entre uma aula e outra permanece em 15 minutos.

Para Nicolas (foto), a participação dos estudantes no Poder Legislativo contribui para que os mesmos tomem conhecimento do cenário político local, isto é, vivenciem o cotidiano dos vereadores na Casa. No fundo, a iniciativa poderá de alguma forma incentivar a presença, sobretudo, de pessoas jovens na política em geral. “Na verdade, esse contato dos alunos é fundamental para a geração de agentes multiplicadores”, diz.

Na visita, os estudantes estavam acompanhados do professor de História Vagner Aparecido Marques e do diretor, Alfredo Rubio. O ex-diretor da unidade escolar localizada na Vila Santo Antônio e atual coordenador-executivo da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, Everton Corrêa Cardoso, o Diretor Everton também participou dos trabalhos. Em 2021, ele assumiu como vereador suplente pelo Podemos.

Turma

Na próxima segunda-feira, dia 8, às 10h, será a vez de estudantes do 8º ano B da mesma unidade de ensino visitar à Câmara Municipal e, ao mesmo tempo, conhecer o dia a dia da instituição. Por outro lado, convém destacar que a Casa tem o seu Parlamento Estudantil desde 2018. Com isso, podem participar alunos do ensino fundamental II, ou seja, da 7ª a 9ª séries e do ensino médio.

Por Pedro Ferreira, em 05/04/2024.