Morador antigo na tradicional região da Vila Corrêa, em Ferraz de Vasconcelos, o ex-vereador por três mandatos e ex-vice-prefeito da cidade por duas vezes, José Schiavinati, o popular Zé do Piriquito (foto) está sendo homenageado com o nome da atual Unidade Básica de Saúde (UBS) na Rua Marechal Rondon, 35, no Sítio Paredão. O projeto de decreto legislativo nº 0091/2024 foi aprovado em única discussão e, por unanimidade, na sessão ordinária na terça-feira, dia 25.
Com isso, aliás, o agora decreto legislativo nº 0615/2024 já foi inclusive assinado pelo presidente da Casa e autor da matéria, vereador Hodirlei Martins Pereira (MDB), o Mineiro. Além disso, o texto também foi publicado na edição desta terça-feira do Boletim Oficial do Município (BOM), conforme prevê a legislação. Para Mineiro (foto), é uma honra muito grande poder eternizar o nome de Zé do Piriquito no posto de saúde situado exatamente na região onde viveu por várias décadas com a família. A UBS será inaugurada simbolicamente no próximo dia 04 do corrente, às 10h.
O saudoso político ferrazense, por sua vez, faleceu em 13 de junho de 2017, aos 79 anos, vítima de falência múltipla de órgãos. Dono de um perfil parlamentar discreto e, ao mesmo tempo, conciliador, Zé do Piriquito foi eleito pela primeira vez para o cargo de vereador, de 1977 a 1983. De 1989 a 1992, vice-prefeito na chapa encabeçada pelo então gestor, Angelo Castello (falecido). No ano seguinte, assumiu de novo a vereança, permanecendo até 1996.
Mas, na realidade, a dona Anália (foto) assumiu a vereança pela primeira vez no município de 1989 a 1992. No fundo, a vereadora é até a presente data a maior recordista de mandatos na história da Câmara Municipal. Por outro lado, Zé do Piriquito além de político também trabalhou como comerciante de sucatas. Era natural de General Salgado, na região de São José do Rio Preto (SP). Além da dona Anália, o honrado homem público deixou os filhos Antônio e Luiz (foto-centro)) e as netas Heloísa, Bárbara, Natália e Paola.
Por Pedro Ferreira, em 25/06/2024.