Vereadores votam a LDO para ano que vem e garantem o início de recesso parlamentar

Com uma semana de atraso por somente aprovar o texto que trata da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2021, na segunda-feira, dia 06 (foto), os vereadores de Ferraz de Vasconcelos finalmente puderam iniciar o recesso parlamentar deste ano. Com isso, a realização de sessão ordinária deverá ser retomada no dia 3 de agosto, a partir das 9h.

No período, o expediente na Casa continua restrito ao público por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), aliás, ainda sem nenhum tipo de previsão de retorno. Neste caso, o atendimento é feito basicamente por canais virtuais e por telefone. Além disso, os gabinetes dos vereadores permanecem fechados, porém, a critério deles próprios nada impede de ser reabertos para uma determinada eventualidade.

No primeiro semestre, após promover 20 sessões ordinárias, os parlamentares apresentaram 222 indicações para o Poder Executivo e aprovaram 46 requerimentos,  apenas uma moção e 06 projetos de lei, de 11 produzidos. Além disso, o plenário votou ainda nove matérias de autoria do governo municipal de um total de 12 propostas enviadas e um projeto de resolução da Mesa Diretora. No total, são 290 proposituras apreciadas no período. No mesmo período no ano passado, por exemplo, foram 631 sugestões e 82 requerimentos.

Por sua vez, o presidente do Poder Legislativo, Agílio Nicolas Ribeiro David (PSD) agradeceu a colaboração de todos durante os primeiros seis meses deste ano e, ao mesmo tempo, continuar sendo respaldado para concluir o mandato até o dia 31 de dezembro do corrente. Segundo ele (foto), apesar da crise sanitária, a Casa permanece cumprindo o seu papel institucional, ou seja, elaborando leis e fiscalizando o Executivo.

Por Pedro Ferreira, em 07/07/2020.