Presidente da Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômico Municipal (CPDEM) da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, José Juca de Araújo Neto (MDB), o Juca do São Judas e o vereador David Francisco dos Santos Junior (PP), participaram do Fórum I Conexões e Desdobramentos, territórios empreendedores do Alto Tietê. O simpósio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ocorreu na sexta-feira, dia 14, na Vila Moraes, em Mogi das Cruzes.
O evento, que, na realidade, foi uma prévia do lançamento do programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider), em abril deste ano, a chamada Agenda 2040 focada nos eixos do agronegócio, indústria e turismo. Na prática, a medida visa transformar a região do Alto Tietê em sociedade desenvolvida e sustentável. O projeto será feito de maneira integrada com os poderes públicos locais, a iniciativa privada e o terceiro setor. Enfim, o Sebrae pretende capacitar, sobretudo, os pequenos comerciantes.
Em geral, com a Agenda 2040, o órgão quer criar uma nova governança; pensar no futuro do Alto Tietê; unir as lideranças regionais, ou seja, trabalhar em conjunto para preparar a região para conviver com um mundo de negócios cada vez mais competitivo. Trata-se de um projeto que vai proporcionar o enfrentamento de novos desafios, entre eles, combater a falta de mão de obra qualificada, de cultura de inovação, ineficientes logísticas, custos altos e ausência de políticas públicas.
Além de Juca do São Judas e David Junior (foto-acima), a comitiva de Ferraz de Vasconcelos contou ainda com o vice-prefeito Daniel Balke (MDB), que representou a prefeita, Priscila Gambale (Podemos), e também secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura e com o coordenador-executivo da citada pasta Tiago Severo. Já o prefeito de Suzano, Pedro Ishi (PL) discursou em nome do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).
Por Pedro Ferreira, em 15/02/2025.