Vereadora Professora Selma prestigia a inauguração da Sala Lilás em Santa Isabel

Convidada por sua presença constante nos encontros itinerantes da Frente Parlamentar Feminina do Alto Tietê, a vereadora de Ferraz de Vasconcelos Selma Francisca do Santos (Republicanos), a Professora Selma (5ª a esq), prestigiou a inauguração da Sala Lilás, instalada na Delegacia de Polícia (DP) de Santa Isabel, na quinta-feira, dia 20. A cerimônia reuniu ainda representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, entre outras autoridades civis e militares.

Professora de educação infantil, a parlamentar ferrazense possui um apreço especial por assuntos ligados aos direitos da criança e do adolescente e do cidadão em geral. Por isso, ela acredita ser de suma importância a criação do espaço especializado pela titular do distrito policial de Santa Isabel, Regina Campanelli (foto), aliás, também participa com frequência das reuniões da Frente Parlamentar Feminina do Alto Tietê, onde atua como consultora. “A doutora Regina está de parabéns pela iniciativa”, diz.

A delegada isabelense, por sua vez, afirmou que a implantação da Sala Lilás representa um avanço em benefício da sociedade local. Segundo ela, o espaço oferece três pontos básicos: o pré-atendimento; a escuta especializada de crianças, adolescentes e mulheres vítimas de qualquer tipo de violência doméstica e a orientação jurídica em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No ambiente acolhedor, os segmentos beneficiados recebem apoio psicológico e mais rapidez nos processos. Com mais de duas décadas na polícia civil, ela assumiu o cargo em janeiro de 2023.

“A Sala Lilás simboliza a esperança por dias melhores e, ao mesmo tempo, fortalece a rede de proteção social a crianças, adolescentes e mulheres agredidas em sua maioria por maridos e companheiros”, destacou Regina Campanelli, a primeira mulher a chefiar o DP de Santa Isabel. Já a juíza da Comarca da cidade, Cláudia Vilibor Breda (foto) enfatizou que o espaço especial demonstra a igualdade e que os três setores abrangidos têm voz e vez. A magistrada acrescentou ainda que o silêncio não deve prevalecer nunca.

                                                            Satisfação

O prefeito de Santa Isabel, Carlos Chinchilla (Podemos) garantiu que a Sala Lilás é um lugar de justiça e, sobretudo, de muito amor para aquelas pessoas que são vítimas da violência cotidiana. “Aliás, esse espaço visa evitar qualquer tipo de agressão à criança, o adolescente e à mulher. Enfim, é um orgulho para o povo de Santa Isabel, que precisa de um serviço público de qualidade”, concluiu o gestor (foto). Na ocasião, a Câmara Municipal local foi representada pelo vereador Osvaldo Junior (Podemos). A presidente da Câmara Municipal de Arujá Professora Cris do Barreto (PSD) e a primeira-dama de Arujá, Clau Camargo, também comparecerem a cerimônia.

Por Pedro Ferreira, em 21/02/2025.