Depois de liderar uma das comissões permanentes mais sonhadas por parlamentares, ou seja, a de Orçamento, Finanças e Contabilidade (CPOFC), de 2023 a 2024, o vereador Claudio Roberto Suizato (PV) acaba de ser eleito para o biênio 2025/2026 o novo presidente daquela que é considerada como a “mãe” dos colegiados da Casa, a de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). A eleição ocorreu em sessão especial na terça-feira, dia 30.
Na prática, a famosa CCJ analisa a constitucionalidade, a legalidade e a regimentalidade de todas as matérias legislativas apresentada à Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, com exceção para as peças orçamentárias como, por exemplo, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA) apreciado a cada quatro anos. Aliás, este ano, será votado o texto, possivelmente, no segundo semestre.
Além disso, o cobiçado grupo interno não tem como atribuição emitir opinião sobre os pareceres das contas anuais do Poder Executivo de autoria do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Além de Squizato (foto), compõem ainda a CCJ o relator Ewerton de Lissa Souza (Podemos), o Ewerton Inha, o membro Marcos Antonio Castello (Podemos) e o suplente Ananias Coelho Neto (PSD), o Neto do Cambiri.
Na sessão especial, Claudio Squizato também foi o escolhido para presidir a Comissão Permanente de Proteção, Sustentabilidade e de Bem-Estar Animal (CPPSBEA), nos próximos dois anos. Ativista da causa animal, o vereador chefiou o mesmo colegiado no segundo biênio da legislatura anterior. O parlamentar vai comandar ainda a Comissão Permanente de Cultura e Turismo (CPCT).
Por sua vez, Claudio Squizato integra também como membro a Comissão Permanente de Urbanismo, Habitação e Planejamento Territorial (CPUHPT), e a da Comissão Permanente de Ética e Decoro Parlamentar (CPEDP). Formado em direito pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e técnico em gestão ambiental, isto é, por sua experiência profissional e tarimba política, para os colegas, o vereador possui todos os requisitos para desempenhar um bom trabalho à frente das comissões permanentes.
Por Pedro Ferreira, em 31/01/2025.