Para evitar qualquer tipo de contratempo, o vereador Claudio Ramos Moreira (PT) se reuniu com diversos líderes de templos religiosos de matrizes africanas para discutir o cumprimento da emenda individual impositiva nº03821/2023, que destina R$28,2 mil do orçamento municipal para a comemoração do Dia Nacional da Umbanda, em 15 de novembro deste ano. O encontro ocorreu no Sindicato Metalúrgicos, na Vila Maria Rosa, na quinta-feira à noite, dia 22.
De acordo com o petista (centro), foi a primeira reunião preparatória para abordar o assunto e o resultado final acabou sendo bastante positivo, sobretudo, levando em consideração o grande número de pessoas presentes no evento. Em compensação, o tema voltará a ser avaliado pelo parlamentar e representantes de templos religiosos de matrizes africanas na cidade, no próximo dia 14 de março, às 19h, possivelmente, no plenário da Câmara Municipal, no centro.
Por outro lado, os festejos do Dia Nacional da Umbanda criado no país em maio de 2012 sancionado, portanto, pela então presidente, Dilma Rousseff (PT) deverão ser realizados em Ferraz de Vasconcelos em conjunto entre a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e os representantes dos segmentos religiosos afins. O objetivo, para Claudio Ramos, será marcar a data com um evento repleto de sincretismo religioso, ou seja, onde será demonstrado todo o respeito à diversidade religiosa na cidade em geral.
Além de apoiar as religiões de matrizes africanas que possui, na atualidade, mais de 50 terreiros ou tendas de umbanda na cidade, o vereador Claudio Ramos também é um incentivador costumeiro do Dia da Consciência Negra, festejado em Ferraz de Vasconcelos em 20 de novembro de cada ano. No fundo, o petista apresentou várias emendas obrigatórias em anos anteriores, porém, agora como o evento está consolidado no Plano Municipal de Cultura preferiu enviar verba para o Dia Nacional da Umbanda.
Por Pedro Ferreira, em 23/02/2024.