Vereador propõe a implantação de projeto para prevenir verminoses em escolas municipais

Vereador Marcelo de Souza Angelo (PPL)Em sua última sessão como vereador suplente, na segunda-feira, dia 13, Marcelo de Souza Angelo (PPL), o Dr. Marcelo da Fisioterapia (foto) sugeriu a Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos para que coloque em funcionamento o Projeto Saúde na Escola. O programa visa fazer um levantamento completo de controle e prevenção de parasitas aos alunos da rede local.

Na prática, a iniciativa tem o objetivo de reduzir a prevalência, a morbidade e a mortandade de estudantes por parasitoses intestinais, assim como, educá-los para evitar o contágio por tais agentes nocivos a saúde. De acordo com o vereador Dr. Marcelo da Fisioterapia, o método a ser utilizado apresenta um alto índice de acerto do diagnóstico. Esse tipo de exame seria feito pelo laboratório Lambert e Tratto Medical, de São Paulo.

Dados divulgados, recentemente, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão subordinado a Organização das Nações Unidas (ONU) revelaram que mais de 52% da população mundial encontram-se infectados por parasitos intestinais e, neste caso, a sua maioria são crianças. Com isso, a pessoa contaminada poderá sofrer um déficit orgânico de origem física ou mental podendo, portanto, prejudicar o desenvolvimento, sobretudo, o educacional.

Além disso, as verminoses são responsáveis pela maior parte de óbitos entre as crianças com idade entre um e nove anos. Por isso, o vereador Dr. Marcelo da Fisioterapia acredita que a sua proposta precisa ser avaliada com bastante afinco pela administração. Por sua vez, o vereador titular Aurelio Costa de Oliveira (PPS), o Aurelio Alegrete, reassume o cargo a partir desta terça-feira, dia 14. Ele pediu licença para tratar de assunto particular.