Por demorar mais de 30h para restabelecer o fornecimento de energia elétrica em diversos bairros de Ferraz de Vasconcelos, após um temporal acompanhado de vendaval no último dia 20 do corrente, a empresa concessionária Bandeirante recebeu uma moção de repúdio. O texto do vereador Luiz Tenorio de Melo (Podemos), o Luiz Tenorio, foi aprovado em única discussão na sessão ordinária antecipada de 04 de março nesta quinta-feira, dia 27. A matéria também foi assinada por todos os demais parlamentares.
De acordo com o documento, a falta de energia elétrica causou vários prejuízos materiais e até mesmo danos morais aos consumidores como, por exemplo, contribuindo para estragar alimentos armazenados na geladeira, assim como medicamentos de uso contínuo. Além disso, a situação até certo ponto bastante corriqueira na cidade, afetou também o abastecimento de bomba de oxigênio (cilindro), usada por pacientes, aumentando ainda mais o desespero de moradores ferrazenses.
Na prática, para Luiz Tenorio (foto), ao levar mais de 30h para retomar o fornecimento de energia elétrica em bairros locais, a empresa concessionária demonstrou não ter um plano de emergência e falhou por não informar com clareza o motivo da demora no restabelecimento de um serviço tão essencial à sociedade em geral. ”Por isso, para evitar nova situação vexatória, seria bom que a companhia adotasse medidas de contingências imediatas e, desta forma, não prejudicasse tanto os seus clientes”, explicou.
O parlamentar acrescentou ainda que a empresa descumpriu padrões de qualidade regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela legislação brasileira pertinente ao assunto, como é o caso do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Para Luiz Tenorio, esse tipo de postura da concessionária Bandeirante ao deixar os munícipes por muito tempo sem luz é um completo descaso com os seus clientes, que, por sua vez, pagam mensalmente faturas caras. “Essa moção de repúdio é um alerta”, diz.
Rotina
Por ser um assunto recorrente na Casa, a maioria dos vereadores (foto) usou a tribuna para expressar a sua indignação contra a Bandeirante. David Francisco dos Santos Junior (PP), o David Junior, relatou, por exemplo, que existe um comerciante local há sete dias sem luz no seu estabelecimento. Além de criticar o fornecimento precário de energia elétrica na cidade, boa parte dos parlamentares também reclamou da falta de atendimento humanizado na loja física na Avenida Brasil, 915, no Sítio Paredão.
Por Pedro Ferreira, em 27/02/2025.