Vereador Inha apoia o processo de regularização fundiária de famílias no Cambiri

O presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, vereador Flávio Batista de Souza (Podemos), o Inha, disse que acredita no fechamento de um acordo entre a Prefeitura Municipal e a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab) para oficializar a regularização fundiária de mais de cinco mil famílias do Jardim Nova Ferraz e da Vila Piauí, na divisa entre as duas cidades, na região do Cambiri. O assunto foi tratado durante reunião na semana passada, em São Paulo.

Para Inha, o fato de os moradores não terem o documento oficial de posse das áreas ocupadas há mais de 20 anos dificulta o dia a dia como, por exemplo, quando vão buscar atendimento nos postos de saúde. “Na realidade, como eles não possuem endereços oficiais e o sistema exige o local de moradia acabam sendo prejudicados ”, diz. Ainda, segundo ele, a regularização fundiária, ou seja, o fornecimento de escritura dos imóveis depende da doação das áreas pela Cohab a Prefeitura Municipal.

Por outro lado, para que esse processo de transferência aconteça, de fato, beneficiando assim aquelas famílias, será preciso que Cohab solicite à justiça a suspensão das reintegrações de posse. Aliás, essa ação judicial tramita no poder judiciário paulista há cinco anos. Além disso, ficou acertado na audiência, na capital paulista, que as lideranças dos dois bairros necessitam evitar novas ocupações, isto é, congelar a situação como está no momento.

Por isso, nos próximos dias, será feita uma reunião nos dois bairros para detalhar  o que foi abordado no encontro, em São Paulo. A data e o horário ainda serão definidos. Presente na audiência (foto-divulgação)), a prefeita, Priscila Gambale (PSD) considerou o ato positivo. Além disso, a gestora pediu um estudo completo das áreas, dos moradores e das necessidades dos dois bairros. O deputado estadual, Rodrigo Gambale (PSL), o vereador Ananias Coelho Neto (PSC), o Neto Cambiri e o secretário de Obras e Habitação, Antônio Carlos dos Santos Ferreira, o Carlinhos, também participaram do evento.

Por Pedro Ferreira, em 05/08/2021.