Eliel Fox vai acabar com filas de idosos e deficientes em postos

O vereador Eliel de Souza (PR), o Eliel Fox pretende acabar com as filas de idosos e pessoas com deficiência na hora de marcar uma consulta médica em postos de saúde de Ferraz. Para tanto, ele elaborou um projeto de lei que determina o agendamento por telefone por munícipes desses dois segmentos sociais. O texto dele poderá ser votado em primeira discussão, na segunda-feira, dia 24, a partir das 18h.

Segundo ele, no caso de idosos o limite mínimo de idade será 60 anos a serem comprovados no momento da data da perícia médica. Já as pessoas com deficiência deverão apresentar o laudo médico atestando a sua eventual incapacidade por ocasião do atendimento. Ainda, de acordo com a matéria, esse tipo de marcação de consulta será possível ser feito por telefones nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde o paciente já estiver cadastrado ou nos centros de especialidades.

Para agendar a perícia por telefone, o interessado deverá apresentar na ocasião do atendimento o seu documento de identidade ou o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o referido prevê também que os postos de saúde locais deverão afixar em local visível a população material indicativo do conteúdo da presente lei. Para Eliel Fox, a medida vai humanizar o atendimento preferencial e evitar a presença de idosos e pessoas com deficiência em filas intermináveis.

Com isso, os munícipes nessa condição poderão ter mais tempo para desenvolver outras atividades no dia a dia. “Na verdade, esse atendimento diferenciado, ou seja, por telefone é de suma importância para reduzir a vulnerabilidade de idosos e de pessoas com deficiência proporcionando assim mais qualidade de vida e uma maior integração social. Enfim, permitirá uma situação mais digna a membros desses dois segmentos tão especiais, porém, em geral, desrespeitados no cotidiano”, comenta Eliel Fox.

Por Pedro Ferreira, em 20/09/2018.