Com a finalidade de tentar reduzir o déficit de vagas em creches na cidade, o vereador Jobson Joviano do Carmo Filho (PSB), o Dr. Jobson (foto), sugeriu à Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos estudos em caráter de urgência objetivando a construção de unidades, sobretudo, nas Vilas Jamil, Santa Margarida, São Paulo, no Jardim São João e no Parque São Francisco. A indicação foi lida na sessão ordinária, na terça-feira, dia 2.
Além disso, na reivindicação, o Dr. Jobson deixou claro que na impossibilidade de construção física de creches locais, o governo municipal poderá fazer como já realiza convênios com instituições sem fins lucrativos na área de educação infantil e, desta forma, instalar novas unidades. Segundo ele, a demanda reprimida por creches para atender crianças de zero a três anos é muito alta e, portanto, exige uma ação urgente.
O vereador, por sua vez, ressaltou ainda que a oferta de vagas em creches é um direito da criança e, neste caso, o poder público municipal precisa fazer o possível para garantir o cumprimento dessa determinação. Na prática, a carência de creches afeta, principalmente, mães de famílias carentes que necessitam trabalhar fora, mas mesmo arrumando um emprego acabam desistindo por não ter com quem deixar os seus filhos.
Por outro lado, de acordo com a Secretaria Municipal da Educação, até junho do ano passado, existia uma fila de espera por creches de 765 crianças de zero a três anos de idade, porém, deste total, a pasta tinha 300 vagas disponíveis, contudo, tendo em vista a localização não havia procura em alguns bairros. Em contrapartida, em 2021, a rede municipal atendeu 3.756 crianças.
Por Pedro Ferreira, em 03/05/2023.