Vereador destaca instalação de academia no Jardim Castelo

Vereador Quequê (PSDB) destaca academia no Jardim CasteloAutor da sugestão em abril deste ano, o vereador (foto) Clenilson Lima Dias (PSDB), o Quequê está comemorando a instalação de uma academia ao ar livre na Rua dos Sabiás, 123, no Jardim Castelo, em frente ao escadão, em Ferraz de Vasconcelos. O equipamento público que vai incentivar a prática de atividades físicas por munícipes deve ser implantado pela Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL) a partir da semana que vem. O anúncio da obra foi feito pelo prefeito em exercício, Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, na quarta-feira, dia 1º.

Com isso, o município passará a oferecer aos moradores locais sete academias ao ar livre. Na atualidade, conta com esse tipo de espaço de saúde a Vila São Paulo, a região central no Centro de Convenções e ao lado da estação provisória da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e o Parque São Francisco. De acordo com o Poder Executivo, a meta será entregar a população mais dez academias ao ar livre até o final de 2016, ou seja, quanto termina o atual mandato do prefeito licenciado, Acir dos Santos Filló (PSDB), o Acir Filló.

Em sua indicação ao Poder Executivo, Quequê disse que a prática de exercícios físicos tem sido uma ferramenta fundamental recomendada por médicos para acabar com problemas relacionados à saúde humana em geral. Além disso, ele compreende que a instalação de academias ao ar livre colabora para melhorar a qualidade de vida do cidadão e, ao mesmo tempo, com o aspecto urbanístico da cidade, já que, os aparelhos são colocados em pontos estratégicos que terminam transformando-se em verdadeiros espaços de lazer para a comunidade.

Na prática, os exercícios físicos quando são feitos de forma contínua e programada resulta no ganho de força física, no incremento da capacidade cardiorrespiratória e na flexibilidade, entre outros, fatores responsáveis pela melhoria da qualidade de vida de um indivíduo, no tocante, a performance humana. O simples fato de caminhar e de fazer tarefa doméstica tornam-se um exercício físico saudável. Para os especialistas, a atividade física significa qualquer movimento corporal produzido por músculos esqueléticos que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso.

Por Pedro Ferreira.