Vereador critica abordagens truculentas de PMs contra o cidadão

O recrudescimento da violência por parte de alguns agentes da Polícia Militar do Estado de São Paulo registrado por câmeras de seguranças e de celular nos últimos meses na capital paulista, na região metropolitana e na baixada santista tem gerado muita repercussão na sociedade em geral. Por isso, na sessão ordinária, na terça-feira, dia 10, o vereador Claudio Ramos Moreira (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal para criticar esse tipo de conduta indevida e criminosa por soldados da corporação.

Para o petista (foto), esse comportamento truculento de membros da PM paulista em patrulhamento de rotina, certamente, pode estar contribuindo para aumentar ainda mais a desconfiança da população no trabalho de garantir a ordem pública por homens da instituição. “Aliás, a corporação tem o dever de proteger o cidadão e, portanto, não agir de forma violenta contra quem possui a obrigação de defender”, diz. Neste caso, o parlamentar acredita que esse comportamento hostil precisa parar com urgência.

Ainda, de acordo com o petista, a impressão que dá é que a agentes da instituição têm carta branca da cúpula para atuar de maneira abusiva, ou seja, desobedecendo todos protocolos de abordagem, leia-se do secretário de Estado da Segurança Pública e deputado federal licenciado, o capitão Guilherme Derrite (PL). “Além disso, o próprio governador, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) também parece que acoberta o que está sendo feito pela minoria da tropa.

Em contrapartida, o Palácio dos Bandeirantes admite falhas no procedimento da corporação e promete rever os protocolos de abordagem policial, como também tem garantido que os policiais que comprovadamente cometeram abuso de autoridade serão punidos no rigor da lei. Em razão da sequência de casos violentos, incluindo até a morte pura e simples de supostos bandidos, o chefe do governo paulista passou a concordar com o uso de câmeras corporais pela tropa. A corregedoria da PM e a Polícia Civil apuram os casos.

                                                    Retratos

Entre as ocorrências policiais que chocam a sociedade paulista e o restante do país em geral estão a de um entregador que foi jogado de uma ponte, na zona sul da capital paulista, em 1º de dezembro; de uma família inteira agredida em Barueri, no dia 04 do corrente; a morte de um homem após perseguição em São Vicente, na baixada santista, no último dia 12 e um soco no rosto de uma mulher em Campinas, em 21 de outubro deste ano. Neste último caso, a vítima pediu socorro por estar sendo agredida pelo  próprio ex-marido.

Por Pedro Ferreira, em 12/12/2024.