Vereador cria “Atrasômetro” para monitorar entrega de uniformes e material escolar

Mesmo com o início do ano letivo, no último dia 06, a prefeita Priscila Gambale (Podemos), distribuiu material em apenas uma das 54 escolas da rede municipal. Já os uniformes seguem sem prazo de entrega pelo quinto ano consecutivo. Por isso, para monitorar o assunto, o vereador Renato Ramos de Souza (PL), o Renatinho (foto-divulgação), lançou o chamado “Atrasômetro”, um contador público que registra em tempo real a demora.

Aliás, desde o começo de janeiro do corrente que o parlamentar do Partido Liberal   cobra insistentemente a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos para que cumpra sua obrigação de fornecer os kits de material escolar e os uniformes para os alunos da rede municipal de ensino. No entanto, mesmo após o início do ano letivo, nenhum dos quase 20 mil estudantes recebeu os itens essenciais para sua educação.

A iniciativa visa pressionar o governo local a agir com rapidez e transparência, garantindo os direitos dos alunos. Nesta semana, após intensas cobranças, a Prefeitura divulgou um vídeo em suas redes sociais mostrando a chegada de caixas de material escolar em uma unidade de ensino. Mas, até agora, não há um cronograma oficial para a distribuição dos kits a todos os alunos, gerando ainda mais incerteza para as famílias.

Na verdade, até a presente data, o material chegou com uma semana de atraso em apenas uma escola da cidade, que possui 54 unidades. Hoje, iniciou-se a entrega de apenas uma unidade escolar. Por outro lado, a situação dos uniformes é ainda mais preocupante, pois não há qualquer previsão de entrega. A falta desse item compromete diretamente a frequência das crianças em dias de temperaturas extremas.

                               Sem foco

“A educação deve ser prioridade, e isso inclui garantir que os alunos tenham o básico para estudar com dignidade. Não podemos aceitar tamanha negligência com nossas crianças e jovens. O “Atrasômetro” serve para manter essa cobrança constante até que a Prefeitura Municipal cumpra com sua obrigação”, destacou Renatinho.

O vereador reforçou ainda que seguirá fiscalizando a situação e exigindo medidas urgentes para que os estudantes tenham acesso aos materiais e uniformes necessários o quanto antes. O “Atrasômetro” seguirá ativo nas nossas redes sociais até que todos os alunos da rede municipal recebam os uniformes e materiais escolares”, finalizou.

Por Pedro Ferreira e assessoria do vereador, em 12/02/2025.