Tonho critica a falta de segurança pública na região da Vila Santa Margarida

A falta de segurança pública é um problema crônico no país, porém, apresenta a sua faceta mais cruel contra o cidadão indefeso, sobretudo, nas periferias dos grandes centros urbanos e até mesmo no interior, antigo reduto de paz, onde o poder público de todas as esferas insiste em continuar inoperante. Em Ferraz de Vasconcelos, por exemplo, é o caso da região da Vila Santa Margarida. Por isso, o vereador Antônio Carlos Alves Correia (PL), o Tonho, criticou a ausência de policiamento ostensivo pela Polícia Militar naquela área da cidade formada por 14 bairros.

Em discurso na tribuna da Câmara Municipal, na sessão ordinária, na terça-feira, dia 18, o parlamentar (foto) que reside há mais de 40 anos na região citada acima afirmou que a Vila Santa Margarida está largada, ou seja, a sua população vive à mercê da própria sorte, já que com frequência é vítima da ação de meliantes, principalmente, quando vai trabalhar nas primeiras horas do dia e no retorno para a casa no período noturno. De acordo com Tonho, a cara de pau da bandidagem não respeita ninguém, tendo em vista, que operários sofrem verdadeiros arrastões em pontos de ônibus.

“Nos ataques covardes, infelizmente, os ladrões levam de marmita e até aliança das pessoas que esperam pelos coletivos na região da Vila Santa Margarida. É um autêntico caos contra o cidadão de bem”, desabafou Tonho. Em compensação, a comunidade não nota sequer a presença de uma viatura policial circulando no trecho para garantir pelo menos a sensação de segurança. Para o vereador, a onda de violência, isto é, de assaltos e furtos criou um drama na cabeça do munícipe tamanho é o temor de ser atacado a qualquer momento. “O fato é que a nossa periferia está abandonada”, diz.

Em razão disso, Tonho fez um apelo para que a cúpula da segurança pública na cidade, em especial, a Polícia Militar possa reforçar o patrulhamento ostensivo em bairros da região da Vila Margarida e no restante do município como um todo. “Na verdade, o cidadão honesto não suporta mais tanta criminalidade sem, no entanto, poder contar com o apoio de agentes da segurança pública em geral, incluindo também o pessoal da Guarda Civil Municipal (GCM), que, como força auxiliar pode e deve contribuir para reduzir os índices de violência em Ferraz”, finalizou Tonho.

                                                            Fardamento

Na ocasião, além de cobrar mais a presença efetiva da Polícia Militar nos bairros situados na região da Vila Santa Margarida, o vereador pediu ainda a entrega urgente de uniformes para os estudantes da rede municipal de ensino. Segundo ele, as famílias imploram pelo fardamento porque há casos em que os pais não possuem roupas para oferecer aos seus filhos. “Tenho relatos de que alunos estão perdendo aulas por falta de vestimenta, ou seja, não querem ir à escola com roupas rasgadas. Por isso, solicito que a pasta da Educação entregue o quanto antes os uniformes escolares”, pediu.

Por Pedro Ferreira, em 20/06/2024.