Por iniciativa do vereador Alexandro Santos Alves Silva (PSC), o Teteco (foto), a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos vota em segundo turno o projeto de lei que dispõe sobre a declaração de utilidade pública do Instituto Souza Centro de Equoterapia e Reabilitação (Equosouza), na terça-feira, dia 11, a partir das 9h. O órgão atende na Rua José Vicente da Silva, 131, no Cambiri.
Com a decisão, o Equosouza poderá, por exemplo, firmar convênio com a Prefeitura Municipal e, com isso, conseguir ajuda financeira para manter ou até mesmo ampliar o seu atendimento a pacientes. Afinal de contas, a equoterapia é um método terapêutico e educacional que usa o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nos setores de saúde, educação e equitação.
Na prática, esse tipo de tratamento, sobretudo, de pacientes com problemas neurológicos proporciona o desenvolvimento biopsicossocial deles. De acordo com a Associação Nacional de Equoterapia (Ande), o animal é um instrumento que melhora o alinhamento corporal e o aumento do equilíbrio, entre outras vantagens. Enfim, os movimentos feitos durante a equoterapia estimulam o sistema tátil e motor do paciente.
Por sua vez, o vereador Teteco aproveitou para agradecer o voto dos colegas durante a primeira discussão da matéria, tendo em vista, a importância do trabalho realizado pelo Equosouza, no Cambiri. “Conheço pessoal a instituição e posso afirmar que promove uma missão magnífica em benefício dos pacientes e dos seus familiares”, finalizou. Depois, o texto poderá ser sancionado pelo Poder Executivo nas próximas semanas.
Por Pedro Ferreira, em 07/10/2022.