O que seria apenas uma abordagem rotineira a um veículo em alta velocidade em um patrulhamento preventivo pelas vias públicas da cidade acabou se transformando num possível salvamento de uma vida, já que dentro do automóvel estava uma pessoa com fortes indícios de infarto fulminante. Na realidade, a ação recente dos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) classe distinta Gerson da Silva Bueno e classe especial Eliel Rosendo dos Santos facilitou o socorro do cidadão.
Na ocasião, a abordagem providencial dos agentes aconteceu no trajeto entre a Vila São João, bairro próximo ao Jardim Renata, na divisa de Ferraz de Vasconcelos, com Guaianases, até o Jardim São Lázaro, na região da Vila Santa Margarida. Na hora, ao perceberem que se tratava de uma corrida desesperada contra o tempo, Bueno e Santos prestaram os primeiros atendimentos viáveis e, de imediato, iniciaram o deslocamento rumo ao Hospital Dr. Osíris Florindo Coelho, o Regional, na Vila Corrêa.
Além disso, como tudo conspirou para possibilitar o socorro rápido ao morador em vias de infartar, os dois agentes da GCM ferrazense encontraram com uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que, por sua vez, assumiu a ocorrência e dentro de cerca de quatro minutos, chegou ao Hospital Regional. Em resumo, tanto Bueno, Santos e os socorristas do Samu demonstraram eficiência, sensibilidade, preparo e com compromisso com a preservação da vida daquele cidadão local.
Por isso, o vereador Alexandro Santos Alves (MDB), o Teteco (foto-arquivo), apresentou a moção de aplausos nº0064/2026 para com os agentes Bueno e Santos pela atuação rápida, responsável e humanitária na mencionada ocorrência de emergência médica. Assim, a dupla contribuiu para que a vítima recebesse atendimento especializado e em tempo oportuno. O tributo foi aprovado em única discussão e votação na segunda-feira, dia 04. “De fato, todos os envolvidos merecem o nosso reconhecimento”, finalizou.
Por Pedro Ferreira, em 08/05/2026.