Teteco decide homenagear idealizador do projeto pioneiro Geloteca Ferraz

Como forma de enaltecer o trabalho de incentivo à leitura, em geral, o vereador Alexandro Santos Alves (PSC), o Teteco (dir), homenageou com uma moção de aplausos o criador do projeto Geloteca Ferraz, ou seja, de pequenas bibliotecas comunitárias, Marcos Vinícius de Jesus.  O tributo foi aprovado em única discussão na sessão ordinária na terça-feira, dia 27. Fundado há dois anos, o plano pioneiro está presente em cidades do Alto Tietê e até mesmo em Fortaleza (CE).

De acordo com Teteco, em Ferraz de Vasconcelos, o Geloteca encontra-se à disposição dos leitores em cinco postos de saúde, entre eles, os das Vilas São Paulo e Santo Antônio e na Estação Ferroviária da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), no centro da cidade. Na prática, a iniciativa inédita também atua em parceria com grafiteiros locais e regionais. “Na realidade, o Geloteca tem estimulado crianças, jovens e adultos ao saudável exercício da leitura”, explicou Teteco.

O projeto consiste na adaptação de uma geladeira usada (foto-abaixo) como uma estante para acomodar livros, revistas e gibis. Assim, o interessado leva o material e depois devolve. Funcionário da Secretaria Municipal da Educação de Ferraz de Vasconcelos, Marcos Vinícius conhece como poucos a importância e, principalmente, a dificuldade que o cidadão comum enfrenta no cotidiano para aproveitar um tempinho livre para ler. Por isso, a Geloteca fica situada em pontos estratégicos e movimentados da cidade.

A atitude exemplar de Marcos Vinícius recebeu elogios dos vereadores José Juca de Araújo Neto (PSC), o Juca do São Judas, Álvaro Costa Vieira (Podemos), o Kaká, David Francisco dos Santos Junior (PSD), o David Junior e de Hodirlei Martins Pereira (PSD), o Mineiro. Para eles, o criador do projeto Geloteca está de parabéns. O homenageado, aliás, fez questão de acompanhar todo o processo de votação da matéria, acompanhado de familiares. Ele agradeceu o tributo.

Por Pedro Ferreira, em 27/06/2023.