Vereador Tenório enfatiza alça de acesso ao Rodoanel

Vereador Luiz Tenório (PR) comemora construção de alça ao RodoanelPrimeiro vereador a levantar a possibilidade de o município de Ferraz de Vasconcelos ter uma alça de acesso ao Rodoanel Mário Covas (SP-21), na região do Cambiri, em fevereiro de 2013, agora (foto) Luiz Tenório de Melo (PR) comemora o fato de o prefeito da cidade, Acir dos Santos Filló (PSDB), o Acir Filló, receber a garantia do governador, Geraldo Alckmin (PSDB), que, finalmente, a ligação viária será viabilizada dentro de, no máximo, 18 meses. O anúncio oficial da obra tão esperada pela classe política e empresarial local ocorreu no dia 09 do corrente.

Na época, entusiasmado com a ideia, Luiz Tenório chegou inclusive a ter aprovada uma Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) no Legislativo para tratar sobre a construção da alça de acesso ao Rodoanel, mas, convencido por colegas de que a obra que interliga toda a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) já encontrava-se em pleno andamento acabou a contragosto mudando os planos e, por isso, decidiu focar o trabalho da CAR na busca por projetos viários e na discussão do sistema de transporte coletivo. “Porém, nunca perdi a esperança de um dia vê a minha luta lograr êxito como vamos presenciar, em breve”, comemora Luiz Tenório.

Otimista ainda nos primeiros meses de 2013, o vereador ferrazense pediu apoio político a sua iniciativa inédita ao então presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT). Além disso, Luiz Tenório fez reunião com o deputado e companheiro de partido, André Luiz do Prado e, posteriormente, com o prefeito de Suzano, Paulo Tokuzumi (PSDB). Enfim, mesmo ciente das dificuldades não perdia a oportunidade de manter vivo o assunto, ou seja, a construção da alça de acesso de Ferraz ao Rodoanel Mário Covas. Já a cidade vizinha conseguiu ligação nos dois sentidos na Rodovia SP-66.

No fundo, o Rodoanel Mário Covas é, hoje, uma importante via de escoamento da produção industrial de toda a RMSP, isto é, fazendo ligação direta com as Rodovias Anchieta, Imigrantes, Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castelo Branco, Anhanguera/Bandeirantes, Dutra, Ayrton Senna e Fernão Dias. Para o prefeito Acir Filló, a alça de acesso de Ferraz de Vasconcelos ao Rodoanel vai mudar o desenvolvimento da cidade. Com isso, o município entrará na rota para transportar a sua produção industrial e, ao mesmo tempo, facilitar a própria vida do cidadão de um modo geral. “Seremos, eternamente, gratos ao nosso governador, Geraldo Alckmin”, finaliza Filló.

Por Pedro Ferreira.