Graças a articulação política do vereador Claudio Roberto Squizato (PL) que está organizando uma vaquinha, três alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ferraz de Vasconcelos vão participar da 8ª edição das Olimpíadas Estaduais da entidade. A competição ocorre de 18 a 23 de julho deste ano, em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo.
De acordo com Squizato (foto), até agora a campanha em prol dos estudantes Davi, Lucas e Alessandro que irão disputar, respectivamente, as modalidades de futebol de salão, atletismo e tênis de mesa já arrecadou cerca de R$1,7 mil, porém, o custo total para a compra de materiais de treinamento e para bancar a viagem da delegação ferrazense gira em torno de R$2 mil. “Com o apoio dos amigos, vamos alcançar a meta”, diz.
Acompanhados do presidente, o advogado Oswaldo Santos Filho, do coordenador clínico Maurício Paulo Filho e do técnico Hebert de Oliveira, os três alunos (foto) estiveram na Câmara Municipal nesta terça-feira, dia 07. Na ocasião, a comitiva do órgão filantrópico na cidade assistiu a sessão ordinária da Casa e aproveitou para agradecer a colaboração dos vereadores e, sobretudo, a atitude solidária de Claudio Squizato por liderar o movimento.
As Olimpíadas Estaduais da APAE no próximo mês deverão reunir uma média de 200 estudantes e cerca de 50 profissionais de 17 instituições que cuidam de pessoas com deficiência nas regiões do Alto Tietê e do litoral norte paulista. A competição será disputada em 10 modalidades, divididas em duas categorias pensadas para assegurar o equilíbrio técnico entre os seus participantes.
Objetivo
Por sua vez, uma delas é para os alunos com deficiência intelectual e a outra para os competidores que possuem a Síndrome de Down. Segundo o vereador Claudio Squizato, em caso de garantir a sua classificação, os três estudantes da APAE da cidade vão concorrer na etapa nacional das olimpíadas da entidade no mês de dezembro de 2022, em Aracaju (SE).
Por Pedro Ferreira, em 08/06/2022.