Squizato homenageia professor com nome de escola municipal

Por iniciativa do vereador (foto) Claudio Roberto Squizato (PSB), a atual unidade de ensino situada na Rua João Canzi, 311, na Vila Pereira, em Ferraz de Vasconcelos passará a chamar-se de Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Diocésio de Menezes. O projeto de decreto legislativo foi aprovado em segunda e última discussão na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 12. Agora, o texto segue para a sanção do Poder Executivo.

O ilustre homenageado nasceu, em 20 de maio de 1935, em Buritizal (SP). Em maio de 1959, já casado com a dona Maria Ondina de Campos Menezes (falecida, em 2014) foi aprovado em concurso público do Estado para o cargo de professor, sendo efetivado em meados de 1961. Naquele mesmo ano, mudou-se para Ferraz de Vasconcelos acompanhado da esposa e de sua filha primogênita a atual médica Darildes Maria de Menezes. Antes de Ferraz, morou em Igarapava, Ituverava, onde serviu o Exército, na capital paulista e  Osasco.

Na época, começou a lecionar ensino básico no primeiro grupo escolar local, a atual Escola Estadual Professor Edir do Couto Rosa, no centro, onde trabalhou até 1975. Depois, na ocasião, ele assumiu a direção da Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau, hoje, Landia Santos Batista, no Jardim São João, permanecendo até 1980. Na sequência, dirigiu por um ano uma escola estadual localizada no Jardim Monte Belo, em Itaquaquecetuba. Atuou ainda em Mogi das Cruzes.

Em 1982, foi designado como assistente técnico de ensino II na então Escola Estadual Antônio Bernardino Corrêa, na Vila Corrêa. Formado em pedagogia, estudos sociais e artes industriais, entre outras, profissões, em 1983, dirigiu à EEPG das Nações, atualmente, Ignês Corrêa Allen onde continuou no cargo até 1991. Naquele mesmo ano, aposentou-se. “Foram, portanto, mais de 30 anos dedicados ao ensino em nossa cidade e, com isso, deixando um notável legado profissional”, diz Claudio Squizato.

Além da médica Darildes de Menezes, o professor Diocésio e a também professora dona Maria Ondina tiveram mais três filhos: o economista e comerciante, Diocenir José Campos de Menezes, o cirurgião dentista Denyr Antonio Campos de Menezes, ambos atuantes, em Ferraz de Vasconcelos, e a fonoaudióloga Maria Campos de Menezes Arakawa. Aliás, os familiares fizeram questão de acompanhar pessoalmente o processo de votação da matéria em reconhecimento ao trabalho do pai, na segunda-feira. Em nome da Câmara, Squizato agradeceu a presença de todos.

Por Pedro Ferreira, em 14/08/2019.