A onda de furtos e assaltos à mão armada ocorrida nos últimos meses, sobretudo, nas Vilas das Nações, Maria Rosa e Andeyara e nos Jardins Anchieta e São João, em Ferraz de Vasconcelos está apavorando os moradores desses bairros. A denúncia foi feita pelo vereador Claudio Roberto Squizato (PV), na sessão ordinária desta terça-feira, dia 21. Aliás, na ocasião, o plenário da Casa aprovou em única discussão um requerimento do parlamentar cobrando um reforço no patrulhamento ostensivo da Polícia Militar nas localidades citadas.
Segundo ele (foto), a bandidagem age em plena luz do dia e não respeita ninguém como, por exemplo, os alunos do período noturno da Escola Estadual (EE) Professora Ignês Corrêa Allen, na Vila das Nações. Enfim, em frente a unidade escolar somente nos últimos seis meses foram furtados ou roubados nove carros. Além disso, os estudantes perdem constantemente os aparelhos celulares para os meliantes. Ainda, para ele, um dos pontos mais visados pelos assaltantes é o entroncamento das Ruas Lourenço Paganucci e Raimundo Magrini na esquina com o Parque Municipal Nosso Recanto.
No local, os assaltantes estão se aproveitando da passarela sob a linha férrea da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que interliga os bairros da Vila das Nações com o Jardim Ferrazense para agirem contra motoristas e munícipes, já que a passagem facilita a fuga, principalmente, para bandidos com motos. Claudio Squizato, por sua vez, lamentou que é muito raro a presença de viaturas da PM fazendo o policiamento ostensivo, assim como não vê o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) no patrulhamento. “Na verdade, o cidadão está à mercê da própria sorte”, diz.
No requerimento em forma de ofício, o vereador solicita informações da 3ª Companhia da Polícia Militar local subordinada ao 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (32º BMM/M), em Suzano, ao comandante-geral da corporação no estado de São Paulo, coronel Cássio Araújo de Freitas e a delegada titular do 1º Distrito Policial (DP), na Vila Santa Margarida, Tatiana Kajimura Chinelati. No fundo, ele quer saber por qual razão as rondas ostensivas não são feitas e como andam as investigações de furtos e roubos defronte a EE Ignês Corrêa Allen, entre outros questionamentos pertinentes.
Abrangência
A falta de policiamento nos bairros mencionados acima não é uma exclusividade. Na prática, os vereadores Antônio Carlos Alves Correia (PL), o Tonho, e José Juca de Araújo Neto (MDB), o Juca do São Judas, também denunciaram a ocorrência frequente de furtos e roubos, respectivamente, nas regiões da Vila Santa Margarida e do Jardim São José, próximo ao bairro do Cambiri. O colega Álvaro Costa Vieira (Podemos), o Kaká, criticou a violência na cidade, mas tentou amenizar o problema. Já Eliel de Souza (Republicanos), o Eliel Fox, sugeriu uma reunião com a cúpula da segurança local.
Por Pedro Ferreira, em 21/05/2024.