Em recente viagem oficial à Brasília, o vereador Claudio Roberto Squizato (PL) tratou de assuntos de interesse locais no Congresso Nacional, entre eles, o envio de emendas de bancada, mas o parlamentar local não citou valores. O balanço da ida à capital federal foi feito na sessão ordinária, na terça-feira, dia 02. O vereador Mario de Mello Neto (Cidadania), o Tio Mario, também integrou a comitiva.
Na ocasião, Claudio Squizato (foto) conversou, por exemplo, com a senadora paulista, Mara Gabrilli (PSD), que, por sua vez, prometeu apoiar demandas apresentadas por representantes políticos da cidade. Já na Câmara dos Deputados, o vereador ferrazense falou com o pessoal do deputado, Arlindo Chinaglia (PT-SP). No encontro, o petista garantiu a destinação de uma verba de R$100 mil para o setor da saúde.
Além disso, Claudio Squizato esteve ainda no Ministério do Esporte e conquistou a realocação de recursos financeiros para o skate ferrazense. Na pasta, o parlamentar costurou também verba federal para a colocação de grama sintética em campos de várzea locais, provavelmente, em um situado no bairro da Vila Santa Margarida. Para ele, o Ministério do Esporte está reavaliando todo o investimento na área.
Em compensação, no Ministério do Meio Ambiente, Claudio Squizato articulou a vinda para Ferraz de Vasconcelos de verba para custear os serviços de castração e microchipagem de cães e gatos. Em todo caso, a grande novidade obtida pelo vereador é a realização inédita de um censo animal na cidade. Na prática, o dinheiro federal vai bancar a contratação de uma empresa especializada no assunto.
Histórico
O levantamento deverá conter informações sobre o número de animais de estimação, o sexo, a condição reprodutiva (esterilização ou não), a identificação do visitador, o tipo de alimentação, o período em que é fornecida e as condições de abrigo. No Brasil, dados de 2022 apontam 68 milhões de cães, 42 milhões de aves e 34 milhões de gatos. Há ainda 22 milhões de peixes ornamentais e dois milhões de coelhos e roedores.
Por Pedro Ferreira, em 04/04/2024.