Squizato apela para que festas juninas não usem pintinhos e peixes ornamentais como prendas

Em pleno período de festas juninas pode ser que algumas escolas ou entidades usem como prendas pintinhos de estimação e peixes ornamentais, porém, estes animais exigem cuidados especiais no dia a dia, por isso, o vereador Claudio Roberto Squizato (PL) fez um apelo para que esse tipo de brinde não seja ofertado ao público, sobretudo, as crianças. O aviso ocorreu na sessão ordinária, na terça-feira, dia 14.

Para ele, no começo é tudo muito bonitinho, ou seja, um verdadeiro mar de rosas, mas com o passar do tempo, os pintinhos de estimação crescem e depois acabam sendo descartados. A mesma coisa acontece com os peixes ornamentais. Aliás, no último caso, na maioria das vezes, a criança contemplada não possui sequer um aquário, acreditando que os bichinhos vão viver eternamente dentro de um saquinho de plástico.

Ainda, de acordo Squizato, é muito importante as pessoas saberem que tratam-se de seres vivos e jamais podem ser tratados como se fossem um bichinho de pelúcia. O vereador acrescentou ainda que até agora felizmente as escolas municipais que já realizaram festas juninas e que esteve presente não se utilizaram desta prática não recomendada. “Há pouco dias, fui ao arraiá da APAE e não aconteceu nada disso”, diz.

Na realidade, os pintinhos de estimação são aves comuns nas casas e quando são pequenos têm um jeito e um comportamento engraçado. Em contrapartida, apesar de fofinhos, eles precisam de uma gaiola ou de uma caixa de tamanho médio e de recipiente com água e comida. Além disso, os animais necessitam também de um ambiente dotado de lâmpada infravermelha ou panos que mantenham o calor, ou seja, a temperatura.

Já os peixes ornamentais podem ser criados como pets, já que são chamados dessa maneira porque costumam ser muito bonitos e coloridos. Com isso, ajudam a ornar o ambiente em que o aquário está inserido, deixando-o assim mais harmônico e aconchegante. Neste caso, um dos principais cuidados está relacionado à manutenção do espaço para retirar restos de alimentos.

Por Pedro Ferreira, em 15/06/2022.