Secretário diz que posto de saúde na Vila Jamil será inaugurado em julho

O secretário municipal da Saúde, Clécio Francisco Gonçalves (foto), informou que a pasta planeja inaugurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Pasquarelli, na Vila Jamil, em julho. Segundo ele, o prédio encontra-se praticamente concluído, faltando apenas a colocação de um gradil, o que deverá ser providenciado nas próximas semanas. O anúncio ocorreu na audiência pública para verificar a aplicação de recursos na área da saúde, de janeiro a abril de 2023, na quarta-feira, dia 31, na Câmara Municipal.

Na ocasião, o secretário foi questionado sobre o assunto pelo presidente da Comissão Permanente de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo (CPSECLT) da Casa, vereador Alexandro Santos Alves Silva (PSC), o Teteco. Além disso, o parlamentar quis saber quando também será entregue à população o novo posto de saúde (CS-II) totalmente reconstruído pela Prefeitura Municipal na Rua Japão, no centro da cidade. Neste caso, a inauguração depende da contratação de servidores por concurso público.

Na prática, como o Palácio da Uva Itália não quer desativar a atual unidade instalada no Sítio Paredão justamente quando aconteceu o fechamento do CS-II para que fosse permitida a construção do prédio novo (foto), agora o governo municipal pede à compreensão da população, já que a atual estrutura atende a demanda de moradores da região da Vila Corrêa. Aliás, a instalação de um posto de saúde no tradicional bairro da cidade era uma reivindicação antiga daquela comunidade.

Já a entrada em operação do Centro de Fisioterapia Dr. Alfredo Walter Regner, no Cidade Kemel, também está impossibilitada por falta de recursos humanos. De acordo com Clécio Gonçalves, o concurso público para suprir essa carência no setor da saúde deverá ser anunciado em breve. Ainda, para ele, há mais de dez anos que o Poder Executivo não contrata funcionários por meio deste instrumento, o que só contribuiu para aumentar o déficit de colaboradores. Hoje, boa parte dos 13 postos de saúde foi terceirizada.

Por Pedro Ferreira, em 01/06/2023.