Secretaria vai apresentar relatório final do 1º Plano Municipal de Mobilidade Urbana

A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana de Ferraz de Vasconcelos vai apresentar o relatório final do primeiro Plano Municipal de Mobilidade Urbana da cidade (PMMU). A audiência pública ocorre no próximo dia 16, às 9h, no auditório da Escola Técnica Estadual (Etec), na Rua Carlos de Carvalho, 200, no Jardim São João. O titular da pasta, Marcelo Dearo de Carvalho (foto), convida toda à população ferrazense a participar da reunião.

Segundo ele, a medida pioneira na cidade visa garantir soluções práticas para o sistema viário. O estudo contendo 600 páginas foi desenvolvido pela empresa Líder Engenharia e Gestão de Cidades, de Ribeirão Preto (SP). Além disso, o relatório tem o acompanhamento de um grupo técnico criado pela municipalidade em abril deste ano. A equipe conta ainda com especialistas das Secretarias de Planejamento Urbano, Obras e do Meio Ambiente e Proteção Animal.

Ainda, para o secretário, o projeto elaborado cumpre o que estabelece a lei federal nº 12.587/20212 que dispõe sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana no país. Com isso, Ferraz de Vasconcelos dará um passo importante, sobretudo, no momento de pleitear recursos financeiros nos Palácios dos Bandeirantes e do Planalto. De acordo com o estudo, a ideia é priorizar o transporte coletivo em detrimento do individual. Até o ano passado, a cidade tinha uma frota de 78.843 mil carros.

O relatório conclusivo do PMMU apontou também que os usuários do transporte coletivo local criticam o preço da tarifa de R$5,30 por viagem e a falta de horários, entre outros questionamentos. “Na realidade, o PMMU apresenta todos os indicadores que vão nortear a nossa atuação para melhorarmos cada vez o sistema viário”, diz Marcelo Dearo. Na sexta-feira, dia 8, a pasta fez uma reunião fechada (foto) para apresentar detalhes técnicos da medida aos vereadores. Além disso, novas audiências serão feitas para abordar o tema. Depois, o texto passará pelo crivo dos parlamentares.

Por Pedro Ferreira, em 11/12/2023.