Secretaria Municipal da Educação presta contas das atividades desenvolvidas no ano passado

Por força da lei nº. 3.267/2015, a Secretaria Municipal de Educação de Ferraz de Vasconcelos apresentou o balanço das suas atividades durante todo o ano passado na Câmara Municipal, na quarta-feira, dia 16. A prestação de contas do setor foi feita por videoconferência pela titular da pasta, Adriane Alcântara. Ela assumiu o posto no início deste mês em substituição a Cecília Cruz.

Para a secretária (foto), a rede municipal de ensino atendeu no ano anterior 20.801 alunos distribuídos em 18 escolas locais próprias e em 16 conveniadas com instituições privadas. No ensino infantil, foram 7.528 estudantes, no fundamental 12.455 e no atendimento educacional especializado 340 alunos. Além disso, o sistema municipal registrou ainda 478 educandos no Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

O curioso é que com as aulas remotas por conta da pandemia da covid-19, a Secretaria Municipal da Educação computou apenas a retenção de um estudante na faixa etária entre seis e 14 anos. Na prática, a pasta levou em consideração somente para aprovar os alunos os registros e as produções remotas. Por sua vez, a evasão escolar ficou em menos de 0,20%.

No tocante ao EJA todos os estudantes foram considerados aprovados em 2020, porém, para este ano, a Secretaria da Educação pretende alterar o critério, ou seja, deverá propor novos estudos e aprofundar os conteúdos lecionados. O presidente da Comissão Permanente de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo (CPSECLT), vereador Alexandro Santos Alves Silva (PSC), o Teteco (foto), agradeceu a participação de todos.

Por Pedro Ferreira, em 17/06/2021.