Sabesp faz levantamento topográfico para instalar rede de esgoto no Senhora do Caminho

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) iniciou o levantamento topográfico de aproximadamente 400 metros de extensão para a instalação de uma rede coletora de esgoto nos fundos da Rua Rosa Germano Ferreira, no Jardim Nossa Senhora do Caminho, em Ferraz de Vasconcelos, nesta segunda-feira, dia 09. A obra avaliada em cerca de R$100 mil deverá beneficiar 19 casas que têm a chamada soleira invertida, ou seja, o terreno não possui queda d’água para a rua.

De acordo com o setor de engenharia da Sabesp, o estudo em regime de urgência seria concluído ainda hoje e, com isso, a obra poderá começar, em breve. A expectativa que os serviços durem cerca de uma semana. Para fazer a implantação da rede coletora de esgoto de um trecho da Rua Rosa Germano Ferreira, aliás, uma reivindicação antiga de moradores, a concessionária recebeu o aval do proprietário do imóvel que autorizou passagem do canal. A decisão foi bastante comemorada pelos habitantes da via pública contemplada.

A Rua Rosa Germano Ferreira (foto) localiza-se, exatamente, na divisa entre Ferraz e o Itaim Paulista, na zona leste. A colocação da rede coletora de esgoto nas 19 residências ganhou força a partir do engajamento político do vereador, Claudio Ramos Moreira (PT), em janeiro deste ano. Ele (1º esq acima) cobrou uma posição da cúpula da Sabesp, em Suzano. A determinação surgiu, sobretudo, após Claudio Ramos questionar o chefe da Unidade de Gerenciamento Regional (UGR), Eduardo Camargo Afonso, na semana passada. O parlamentar agradece a direção regional da Sabesp por começar o projeto-executivo.

Agora, o petista promete lutar junto a Prefeitura da cidade para conseguir a instalação de uma lombada inclusive já solicitada por um morador ao setor competente da municipalidade, no ano passado. Além disso, Claudio Ramos vai propor ainda a realização de uma operação tapa-buraco na mesma via pública. “Em suma, estou conversando com o chefe do Poder Executivo para convencê-lo a fechar a buraqueira no bairro Nossa Senhora do Caminho”, conclui o petista.

Por Pedro Ferreira, em 09/03/2020.