You are currently viewing Sabesp é acionada por recusar serviço de sua competência

Sabesp é acionada por recusar serviço de sua competência

Vereador Cícero do Gás (PROS) critica Sabesp de não fazer reparo de rede de esgotoO vereador (foto) Cícero Rodrigues da Silva (PROS), o Cícero do Gás denuncia que os moradores no bairro da Vila Cristina, em Ferraz de Vasconcelos, estão enfrentando um sério problema de saúde pública, já que, apesar de pagar, mensalmente, a taxa de esgoto, quando acionam a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para consertar eventual falha na rede coletora recebe como resposta um sonoro não. Em suma, a empresa diz que o reparo não é de sua responsabilidade.

Para tirar a limpo essa situação, no mínimo, curiosa, o vereador Cícero do Gás apresentou um requerimento a Sabesp aprovado, por unanimidade, na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 15. O próprio parlamentar já chegou a solicitar a manutenção da rede coletora de esgoto no citado bairro a pedido de munícipes, no entanto, dá de cara como a mesma ladainha por parte daquela renomada empresa, isto é, o conserto não é de sua atribuição.

Em compensação, na hora de cobrar a taxa todos os meses de moradores, juntamente, com a tarifa da água a Sabesp não vê nenhum obstáculo. “O fato é que não existe na cidade outra empresa que possa ser responsabilizada por tal procedimento que não seja a concessionária de água e esgoto. Em Mogi das Cruzes, por exemplo, funciona o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), agora, em Ferraz de Vasconcelos cabe a Sabesp executar a conservação desse serviço essencial”, lamenta Cícero do Gás.

No documento, o vereador não isenta de culpa por falta de fiscalização a municipalidade por tratar-se de um serviço essencial ao cotidiano de moradores. Neste caso, ele espera que a Prefeitura Municipal também exerça o seu poder de polícia enquadrando a Sabesp a fazer o reparo da rede coletora de esgoto, na Vila Cristina, um dos bairros mais carentes, no município. Além disso, compete a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) ser acionada para exigir uma resposta concreta da empresa em benefício daquela comunidade.

Por Pedro Ferreira.