You are currently viewing Rose Fitness comenta a prevenção ao suicídio por escolas

Rose Fitness comenta a prevenção ao suicídio por escolas

A vereadora Roseli Aparecida Messias Ferreira (Republicanos), a Rose Fitness (foto) usou a tribuna da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos para destacar a importância do trabalho de prevenção ao suicídio por escolas na cidade. A fala dela ocorreu na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 23. Segundo ela, as unidades de ensino estão aproveitando o chamado Setembro Amarelo para conscientizar seus alunos a cerca do assunto.

De acordo com a vereadora, a prevenção ao suicídio exige muito mais atenção por parte das famílias, já que os primeiros sintomas costumam ser dados na convivência diária. Por isso, as pessoas nessas condições precisam ser tratadas com o máximo de carinho e compreensão. Os principais indícios são transtornos mentais ou psicológicos que podem incluir a depressão. Além disso, a autodestruição da vida pode ser notada pela ansiedade, angústia, desânimo e incapacidade de sentir alegria.

No planeta, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio já é considerado a segunda maior causa entre jovens de 15 a 29 anos. Com isso, essa triste estatística só perde para o número de mortes registradas por acidentes de trânsito. A mesma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) atesta que a cada 40 segundos uma pessoa se mata, sendo que em 79% dos casos acontecem em países carentes. No Brasil, foram contabilizados 13.467 suicídios, em 2016.

Ainda, na opinião da OMS, estima-se que em média 800 mil pessoas dão fim a sua própria vida por ano, no mundo. O organismo internacional aponta também que de dez tragédias desse tipo nove poderiam ser evitadas. Por isso, convém ressaltar mais uma vez o papel da prevenção. A entidade diz que o tema é tido como um tabu e, portanto, é fundamental que pessoas com tendência ao suicídio peçam ajuda para parentes, amigos ou ao Centro de Valorização da Vida (CVV). Basta ligar 188.

Por Pedro Ferreira, em 26/09/2019.