Líder regional da CUFA agradece vereadores por moção de aplauso

O presidente da Central Única das Favelas (CUFA), no Alto Tietê, o ferrazense Geraldo Augusto Rodrigues Mendes, o Servo GDS (1º dir), usou as suas redes sociais para agradecer os vereadores pela aprovação unânime de uma moção de aplauso à entidade filantrópica na sessão ordinária, na terça-feira, dia 23.  O tributo foi apresentado vereador Antônio Carlos Alves Correia (Republicanos), o Tonho (1º esq), mas acabou sendo assinado pela maioria dos parlamentares. Ele felicitou especialmente o autor da homenagem.

O texto apreciado em discussão pelo plenário da Casa é um reconhecimento ao órgão por estar promovendo a Taça das Favelas Estadual. A etapa regional começou no dia 16 de abril, no Estádio Francisco Marques Figueira, o Suzanão, e reúne 38 equipes de comunidades de todas as dez cidades do Alto Tietê, nas categorias feminino, de 15 anos, com oito times e masculino, de 14 a 17 anos, com 30 agremiações. As finais estão previstas para o mês de julho. No Estado de São Paulo, a primeira edição do campeonato ocorreu em 2019. Já no Rio de Janeiro, a competição teve início, em 2012. O atual volante do Botafogo carioca, Pratick de Paula, foi revelado na Taça das Favelas, em 2017. Depois, tornou-se jogador profissional pelo Palmeiras.

Em geral, a CUFA realiza atividades nas áreas de educação, lazer, esportes, cultura e cidadania. Na prática, a renomada entidade oferece cursos de grafite, DJ, break, rap, produções audiovisuais, basquete de rua, literatura, além de outros projetos sociais. Além disso, o órgão faz, elabora, distribui e veicula a cultura hip hop, por meio de publicações, vídeos, discos, programas de rádio, shows, concursos, festivais de música, cinema, oficinas de arte, exposições, debates, seminários, entre outros eventos. Na pandemia, a entidade em parceria com outras instituições filantrópicas, entre elas, a Gerando Falcões e Amigos do Bem contribui com a doação de cestas básicas e outros donativos a famílias carentes pelo país afora.  Além disso,  a CUFA participa de ações voltadas aos povos ribeirinhos e indígenas na região norte brasileira.

Em Ferraz, o Servo GDS (5º dir) também é suplente de vereador. Por isso, em setembro de 2022, o ativista social (foto) assumiu o cargo momentaneamente em substituição ao titular Álvaro Costa Vieira (Podemos), o Kaká. Na época, ele criou o Dia Municipal da Favela, a ser comemorado anualmente em 4 de novembro, na cidade. Cópias da moção de aplauso também foram enviadas para os representantes da CUFA, em Itaquaquecetuba, Gilvan Oliveira Santos, o Dyhogo Arizona, em Arujá, Osvaldo Rizzato e para o coordenador de futebol da Taça das Favelas em São Paulo, Genivaldo Alves, o Dedé (2º dir). A CUFA foi fundada por Celso Athayde (centro), em 1999, no Rio de Janeiro. Além do Brasil, a entidade está presente em mais 15 países.

Por Pedro Ferreira, em 26/05/2023.