Vereador Renatinho trabalha por reformas de escolas na cidade

Por convite do vereador ferrazense, Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue (2º dir), o deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM) e a dirigente de Ensino Vera Lucia Miranda visitaram a Escola Estadual Ijima em Ferraz, na quinta-feira, dia 14. A unidade é a primeira de período integral nas cidades de Ferraz e Suzano abrangidas pela mesma diretoria de ensino. Apesar de contar com um amplo terreno e ter salas suficientes para abrigar alunos de ensino fundamental II e ensino médio, a escola precisa de reformas na área externa, isto é, no setor de recreação, quadra esportiva e pintura.

O projeto do governo estadual é que a partir deste ano, até 52 escolas estaduais sigam o mesmo modelo e entre para o Programa Ensino Integral (PEI). O novo modelo escolar tem jornada de até nove horas e meia, incluindo três refeições diárias. Na matriz curricular, os alunos têm orientação de estudos. Além das disciplinas obrigatórias, eles contam com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. O grupo de professores nessas escolas são funcionários exclusivos da instituição, e tem um preparo diferente para responder as necessidades do novo ensino.

“As escolas do Alto Tietê possuem potencial para oferecer ensino de qualidade, mas manter os alunos dentro das escolas durante tempo integral demanda mais que o próprio conteúdo. Em todo caso, construir um ambiente em que todos se sintam abrigados e acolhidos, onde os professores tenham prazer em ensinar e os funcionários trabalhar em prol da comunidade, em uma estrutura segura e que passe credibilidade”, diz Renatinho.

Na passagem do deputado por Ferraz, Renatinho Se Ligue também colocou em pauta outras demandas de reformas e manutenções em escolas estaduais no município, que foram encaminhadas para a Fundação para Desenvolvimento da Educação (FDE). O ofício com essas finalidades será encaminhado ao órgão nos próximos dias. Além disso, o vereador pretende se reunir com o recém-empossado presidente da FDE, Luis Sobral, em breve. O encontro está sendo costurado por Estevam Galvão.

Por Pedro Ferreira e assessoria do vereador, em 18/02/2019.