Em razão aos últimos acontecimentos envolvendo crimes de roubo, latrocínio e furto, em Ferraz de Vasconcelos, o vereador Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue (dir) se reuniu com o novo comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar local do 32º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano (32º BPM/M) sediado, em Suzano, capitão Roberto Leandro da Cruz. O encontro ocorreu na segunda-feira, dia 27.
Na audiência, o capitão Leandro apresentou para o vereador Renatinho Se Ligue dados e estatísticas que ilustram a situação da segurança no município. Além disso, o comandante também explicou ao parlamentar a importância da elaboração de Boletim de Ocorrência (BO) pela população, já que dados que são usados pela Polícia Militar para fazer o esquema de patrulha. Na ocasião, o vereador sugeriu a criação de um informativo para incentivar o cidadão a oficializar a ocorrência.
De acordo com os números oficiais, de janeiro a fevereiro em comparação com o mesmo período no ano passado, o índice de roubos aumentou 70%, em Ferraz. Apenas, nos dois primeiros meses deste ano, foram registrados 130 assaltos, contra 221, em 2016. Já as ocorrências de estupro, no ano passado, aconteceram um caso, contra quatro em 2017, o que significa um crescimento de 300%.
Para Renatinho Se Ligue, existem muitas falhas na cidade como um todo, que facilitam a criminalidade, como a precária iluminação pública, o tempo que os munícipes ficam esperando pelos ônibus e o escasso número de viaturas presentes na cidade. Ele prega a união de poderes para enfrentar a onda de crimes. Na segunda-feira, o vereador apresentou um requerimento sobre a situação da Guarda Civil Municipal (GCM). O vereador criticou o sucateamento da corporação.
Por Pedro Ferreira, em 29/03/2017.