Renatinho renuncia ao cargo de vice-presidente do Legislativo

O vereador Renato Ramos de Souza (Cidadania), o Renatinho Se Ligue (foto) renunciou ao cargo de vice-presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos. A saída dele da Mesa Diretora da Casa ocorreu oficialmente na primeira sessão ordinária após o recesso parlamentar, na segunda-feira, dia 05, depois da leitura de um ofício datado de 17 de julho passado.

No documento, Renatinho Se Ligue alegou como motivo para deixar o cargo para o qual fora eleito, em dezembro do ano passado, tendo tomado posse automaticamente, em 1º de janeiro, demora na tramitação de projetos de sua autoria, entre outros, assuntos administrativos corriqueiros no dia a dia do Poder Legislativo. O mandato terminaria, em 2020.

Durante os mais de seis meses em que exerceu a vice-presidência, o vereador deixa claro que não assumiu o cargo em caráter oficial em nenhum momento comandando os trabalhos da Casa somente esporadicamente em substituição ao presidente (centro) Agílio Nicolas Ribeiro David (PSB) que precisou ausentar-se de sessão ordinária. Renatinho Se Ligue agradeceu o apoio de colegas e de servidores da Casa.

Ele continua presidindo a Comissão Permanente de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo, a de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Defesa dos Direitos do Consumidor. Além disso, Renatinho Se Ligue permanecer como relator da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Proteção e Bem-Estar Animal e membro das Comissões de Segurança Pública e de Ética e Decoro Parlamentar.

A renúncia de Renatinho não chega a ser um fato inédito na história recente do  Legislativo. Em 2011, o então segundo secretário da Mesa Diretora, Ezequias Felippe Rodrigues, o Vai Chover deixou o posto, assumindo em seu lugar, Anália de Oliveira Schiavinati, a Dona Anália. Em 2014, Antônio Carlos Alves Correia, o Tonho abdicou da primeira secretaria, sendo substituído por Willians Santos, o Willians do Gás.

Novato

Com a vacância do cargo, a Câmara Municipal vai realizar nova eleição para eleger o seu vice-presidente para concluir o biênio 2019/2020. O pleito deve ocorrer no início do expediente da próxima sessão ordinária, na segunda-feira, dia 12, a partir das 18h. De acordo com o artigo 41 do Regimento Interno (RI), o futuro ocupante será eleito por voto direto dos colegas, mas ser também por consenso, isto é, por aclamação.

Por Pedro Ferreira, em 06/08/2019.