Renatinho propõe aulas de empreendedorismo em escolas

A grade curricular da rede municipal de ensino de Ferraz de Vasconcelos poderá oferecer aulas de empreendedorismo. A inclusão dessa disciplina foi proposta a Secretaria da Educação pelo vereador Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue (foto), em 21 de agosto do corrente. Segundo ele, a medida visa ensinar técnicas de gestão, inovação, criatividade e sustentabilidade aos estudantes locais

Ainda, de acordo com o vereador e professor de Artes, a matéria de empreendedorismo representa muito mais do que a simples ideia de abrir um negócio, tendo em vista, que o setor também é usado como ferramenta de resolução de problemas da sociedade em geral. A meta é que as aulas de empreendedorismo sejam ministradas a alunos de séries iniciais e finais do ensino fundamental.

Com isso, será possível proporcionar ao estudante uma perspectiva diferente do mercado de trabalho e do próprio mundo. Neste caso, Renatinho Se Ligue acredita que a disciplina de empreendedorismo contribuiria para o desenvolvimento da criança e do adolescente. Na visão dele, o fenômeno “empreender” está associado a diversos ramos e nas aulas os alunos aprenderiam noções de trabalho em equipe e de liderança.

Além disso, a disciplina despertaria o interesse do estudante em economia, finanças, marketing, planos de negócios e planejamento e estratégia, entre outros, de assuntos úteis para o seu cotidiano. Na prática, o aluno seria preparado, por exemplo, para trabalhar com o empreendedorismo social, ou seja, incutir na sociedade o conceito de medidas sustentáveis conciliando assim avanços tecnológicos e a natureza.

Por Pedro Ferreira, em 29/08/2017.