Renatinho e Rose Fitness cobram a programação do Outubro Rosa da Prefeitura Municipal

A campanha do Outubro Rosa está chegando ao fim, mas como a Secretaria da Saúde de Ferraz de Vasconcelos não comunicou oficialmente a Câmara Municipal quais ações preventivas ao câncer de mama seriam feitas durante o mês vigente, os vereadores Renato Ramos de Souza (Cidadania), o Renatinho Se Ligue e Roseli Aparecida Messias Ferreira (Republicanos), a Rose Fitness decidiram cobrar uma resposta do setor competente da municipalidade. O texto foi votado na segunda-feira, dia 21.

No documento, a dupla de parlamentares (foto) questiona, por exemplo, se existe um cronograma de medidas de conscientização para o Outubro Rosa e quantas mulheres locais encontram-se na fila de espera para fazer o exame de mamografia na cidade. Além disso, eles interpelam ainda quando o governo municipal pretende zera essa lista de demanda reprimida e o número de casos de câncer de mama já foram diagnosticados este ano.

Por isso, em caso positivo, Renatinho Se Ligue e Rose Fitness querem saber o que a administração da cidade oferece como auxílio para as pacientes nessas condições de saúde. Na prática, os dois vereadores tentam um posicionamento oficial para o assunto e, ao mesmo tempo, buscam informações a respeito da possível realização de uma ação interligada entre a pasta da Saúde e outras secretarias municipais. Agora, o Poder Executivo terá 15 dias a partir do recebimento para enviar as respostas.

Na opinião da vereadora Rose Fitness, a prevenção ao câncer mama precisa ser tratada como uma questão de saúde pública por governantes, em geral. Rose Fitness ressalta ainda que no país, de acordo com o Ministério da Saúde, 20% das mulheres entre 40 aos 49 anos necessitar um exame de mamografia pelo menos uma vez por ano. Em compensação, para as mulheres da faixa etária de 50 ou mais, esse percentual deve chegar a 60%.

Caminhada

Na sessão ordinária, o vereador Renatinho Se Ligue anunciou a promoção da caminhada Outubro Rosa nesta sexta-feira, dia 25, a partir das 8h, nas principais ruas e avenidas da região central da cidade. A concentração está prevista para ocorrer em frente à Paróquia Nossa da Paz, na Rua Getúlio Vargas. “Portanto, toda a sociedade ferrazemse está convidada a participar da passeata de alerta contra o câncer de mama”. Enfatiza Renatinho.

Por Pedro Ferreira, em 23/10/2019.