Renatinho denuncia a falta de ações contra o calor intenso em escolas e postos de saúde

O vereador Renato Ramos de Souza (PL), o Renatinho Se Ligue visitou nos últimos dias diversas escolas, postos de saúde e espaços públicos de Ferraz de Vasconcelos para verificar as condições enfrentadas pela população durante a onda de calor. O que ele encontrou foi uma realidade preocupante, muito distante do que foi informado pela Prefeitura Municipal.

Em suas vistorias, Renatinho  (foto) constatou que muitas escolas da cidade não possuem ventiladores ou têm aparelhos quebrados. Em algumas salas, professores foram obrigados a levar ventiladores de casa para amenizar o calor, enquanto alunos relataram que vários colegas têm passado mal devido às altas temperaturas. A Prefeitura, em resposta à imprensa, chegou a afirmar que todas as salas de aula possuem ventiladores, uma informação que claramente não condiz com a realidade encontrada pelo vereador.

 “A Prefeitura mentiu ao afirmar que todas as salas de aula têm ventiladores. Isso não é verdade e a população está sofrendo com isso”, destacou Renatinho. Além das escolas, o vereador também verificou a situação no Ginásio Marcílio Guerra, no centro, onde o bebedouro está quebrado há meses, dificultando o acesso à hidratação para atletas e frequentadores.

Já no Centro de Arte e Cultura (CAC), próximo ao Viaduto Ayrton Senna, outro espaço público visitado, também está com ambientes sem ventiladores, o que agrava ainda mais o desconforto causado pelas altas temperaturas. Por outro lado, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a situação é igual. No Jardim Rosana, por exemplo, ainda não instalou o ar-condicionado na farmácia, equipamento que deveria garantir a eficácia dos medicamentos, apesar de o aparelho já estar disponível desde outubro e sem instalação.

“Em todos os lugares por onde passei, a falta de ventiladores e de simples manutenção está gerando sofrimento para a população. Isso é um descaso que precisa ser resolvido de imediato. A Prefeitura tem mentido sobre a situação e isso não pode continuar”, afirmou o vereador. Por isso, ele apresentou um requerimento, na terça-feira, dia 18. Nele, o parlamentar cobra soluções práticas, como a instalação de ar condicionados, aquisição de ventiladores, manutenção de bebedouros e ações imediatas para resolver os problemas de infraestrutura.

“De fato, a população merece respeito e respostas concretas. Não podemos mais aceitar esse tipo de negligência. O que queremos são soluções rápidas e eficazes para garantir a qualidade de vida dos ferrazenses”, concluiu Renatinho. O requerimento aprovado será um ponto de partida para que o Executivo municipal tome providências urgentes e atenda às necessidades da cidade durante o intenso calor. O Poder Executivo tem 15 dias para responder os questionamentos.

Por Pedro Ferreira e assessoria do vereador, em 19/02/2025.